» Casa » Segurança e Dicas Domésticas » Como Fazer Aterramento

Como Fazer Aterramento

Galeria
Como Fazer Aterramento

O aterramento é a instalação que vai tanto livrar as pessoas de uma possível descarga elétrica em uma tempestade, quando caem muitos raios, ou em um curto circuito na fiação, ou mesmo em aparelhos elétricos como chuveiro por exemplo. Também se não for feita o devido aterramento as maquinas em geral ficariam eletrificadas causando choques e o mau funcionamento. Sem falar que as concessionárias que fornecem energia não fazem a ligação, caso não esteja feito o padrão de aterramento. Veja como fazer o aterramento correto.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Haste cobreada de 2,40 metros – Alicate de corte ou faca – Chave de boca 13 mm – Chave de fenda – Caixa de inspeção – Anel de conexão – Fio de cor verde – Cavadeira – Pedra brita – Pedaço de madeira – Marreta.
  1. 1

    Comece escolhendo o local do aterramento, geralmente próximo a mureta do padrão onde vai ficar o medidor e o poste. Cave um buraco um pouco maior que a caixa de concreto ou de plástico aonde vai se colocada à barra ou a haste e coloque a caixa dentro.

  2. 2

    Verifique se a caixa cabe no buraco, procure deixa-la de cinco a dez centímetros para fora da terra, para que quando for feito o piso a tampa da caixa fique rente com a calçada. A caixa tem um tubo que deve ficar virado pra o lado que vai sair os fios. Essa caixa tem que ficar com fácil acesso para quando precisar realizar alguma inspeção, seja fácil abri-la.

  3. 3

    Coloque a haste bem no meio da caixa e comece a forçar para perfurar a terra. Isso é feito com as mãos mesmo, introduza a haste na terra o máximo que puder. Quando observar que não consegue mais com as mãos, use uma marreta para terminar, pois a haste terá que ser colocada quase toda na terra deixando à ponta de cima rente a saída do fio.

  4. 4

    Passe o fio terra pelo cano que vai chegar até a caixa. Corte a ponta da capa do fio com o alicate de corte ou uma faca deixando o suficiente para ligar no anel e o coloque na ponta da haste apertando com a chave de boca. Termine colocando pedra brita dentro da caixa deixando somente a parte que esta o fio aparecendo. Tampe a caixa e esta parte esta pronta.

  5. 5

    A etapa final é cortar a outra ponta do fio e ligar no medidor, abra a tampa do medidor e conecte o fio terra logo abaixo do interruptor, aonde já deve ter o local para tal. Estando ligado agora seguido desse ponto vai sair outo fio que vai ser ligado ao quadro de distribuição e por fim deve ser ligado a todas as tomadas do imóvel.

Dicas e AVISOS
  • Ao bater a haste com a marreta use um pedaço de madeira entre meio. Jogue água dentro da caixa e espere uns minutos antes de começar a introduzir a haste.
  • Use material de segurança, capacete, luvas e sapatos.
Comentários
blog comments powered by Disqus