» Hobby » Carros » Como fazer baliza

Como fazer baliza

Galeria
Como fazer baliza

Quem está prestes a tirar carta sabe que uma das etapas mais complicadas e que mais traz ansiedade neste tipo de prova é a realização da baliza. E mesmo depois ter a habilitação em mãos, muitos motoristas relatam dificuldades para fazer a manobra.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Em parte, isso pode acontecer por nervosismo, medo de raspar os pneus na guia, causar um engarrafamento ou bater em algum dos carros que estão estacionados, e até mesmo por treinar apenas com cones ao invés de carros durante o aprendizado da baliza.

    Nas grandes cidades, as vagas para estacionar o carro têm se tornado cada vez mais disputadas e, na maioria das vezes, não há tempo hábil para sair procurando outro local para estacionar, sendo necessário enfrentar o medo de balizar o automóvel entre outros dois sem ansiedade e com muita calma.

    A tranquilidade, aliás, é um dos primeiros passos para solucionar o “problema” no dia a dia. Respirar fundo e manter o equilíbrio são fundamentais para manobrar o carro com perfeição. Além disso, há dicas simples e interessantes que podem ajudar na hora da baliza e, para isso, é preciso prestar atenção nos detalhes. Se o carro morrer durante o procedimento, não se desespere. Respire fundo, breque e recomece. Também não tenha pressa e ajeite o carro quantas vezes achar necessário.

  2. 2

    Para dar início a uma baliza é preciso parar o carro ao lado do que está estacionado à frente, deixando os retrovisores emparelhados, sem nunca se esquecer de acionar a seta para o lado direito. Sem a seta, os motoristas que vêm atrás - e os agentes de trânsito - podem achar que você está simplesmente parado em fila dupla, o que é considerado ilegal.

    Feito isso, é hora de engatar a ré e seguir devagar até que a traseira do carro da frente fique localizada na metade do seu vidro lateral traseiro. Agora breque, vire o volante todo para o lado direito, soltando o pé aos poucos para que o carro entre na vaga. Quando perceber que a coluna do carro da frente, onde está localizada a lanterna traseira, está alinhada com metade da janela da sua porta frontal, vire o volante para a esquerda, dando ré para que o carro entre completamente na vaga, mas sem descuidar de visualizar se não está muito próximo do automóvel de trás.

  3. 3

    A última etapa da baliza é engatar a primeira marcha e direcionar o carro para frente, acertando-o na vaga para que fique a uma distância de cerca de 20 cm da guia.

Comentários
blog comments powered by Disqus