» Casa » Como fazer bibliografia de site

Como fazer bibliografia de site

Galeria
Como fazer bibliografia de site

Após a aceitação pelos meios acadêmicos de fontes científicas de pesquisa da internet, a ABNT regularizou e normatizou a declaração de bibliografia de site na construção de referências de um TCC ou teses normatizadas. Vamos ver aqui como fazer a organização dos dados para informá-la no fim das referências.

Instruções
  1. 1

    Primeiro, você precisa ter claro que tipo de documento você acessou na internet para informar ele e o site nas referências.

    1- Catalogue o Título e sub-título, no completo do autor, nome do periódico e os dados de publicação.
    2- Segundo a ABNT 2011, para artigo publicado em periódico eletrônico (como uma revista eletrônica), os dados precisam ser informados na seguinte ordem: SOBRENOME, NOME(s) abreviado. Título: subtítulo (se houver). Nome do periódico, local de publicação, volume, número ou fascículo, mês(s) abreviado. ano. . Data de acesso:
    3- Para verbete de enciclopédia eletrônica, deve ser: SOBRENOME, NOME abreviado. Título: subtítulo (se houver) In: SOBRENOME, PRENOME abreviado do autor da Enciclopédia. Título da enciclopédia. Disponível em: . Data de acesso
    4- Para documento qualquer publicado na Internet: AUTOR(ES). Título: subtítulo (se houver) Disponível em:. Data de acesso.
    Um exemplo:

    FABIANO GRENDENE DE SOUZA. Caio Fernando Abreu e o cinema: o processo de adaptação de Morangos mofados. Disponível em:. Acesso em: 5 de fev. 2012.

  2. 2

    Mas antes de informar os dados, você precisa catalogá-los dentro de uma das três categorias.

    1- Materiais de áudio e vídeo hospedados na internet, entrevistas, reportagens de jornal ou outros impressos que estão disponíveis somente na web, fotografias ou páginas quaisquer de sites, se encaixam dentro da categoria de documento publicado na internet.
    2- Se algum material foi publicado dentro de uma revista eletrônica, jornal eletrônico, enciclopédia eletrônica ou qualquer outro tipo de veículo exclusivo da internet que faça publicações com uma periodicidade fixa, ele deve ser informado como artigo de periódico eletrônico.
    3- Entretanto, se esses dados forem informação de categorização semântica, como definições de dicionários ou enciclopédias, eles se encaixam na categoria de verbete de enciclopédia.

  3. 3

    O terceiro e último passo é como informá-los dentro de normas técnicas de formatação:

    1- As referências devem ficar alinhadas somente na margem esquerda
    2- A tipografia (negrito, itálico ou grifo) deve ser uniforme em todas as referências. Logo, se usar negrito para o título, não utilize itálico no título de outra, deve ser sempre o mesmo destaque.
    3- Digite-as usando espaço simples entre as linhas. O espaço duplo deve ser usado para separá-las entre si.
    4- Escolha um tipo de ordem para informar as referências e utilize esse mesmo método para todos os tipo. Se você já tiver referências de outra natureza em ordem alfabética ou de citação no trabalho, por exemplo, utilize sempre esse modo também para as referências de sites.

Comentários
blog comments powered by Disqus