» Alimentos » Receitas » Como fazer biscoito de polvilho assado

Como fazer biscoito de polvilho assado

Galeria
Como fazer biscoito de polvilho assado

O biscoito de polvilho é a bem dizer um legado indígena para a culinária brasileira. Foram os índios que ensinaram os portugueses e outros colonizadores a extraí-lo da mandioca.
Sempre foram muito servidos em quitanda (que era considerado todos os preparados com ovo, farinha e leite e servido com café).
Foram muito preparados por escravos para servir senhores majoritariamente na região sul/sudeste, em estados como Minas Gerais por exemplo.
O polvilho pode ser doce ou azedo. O azedo é assim chamado por passar por processos de fermentação após a peneiração e antes da secagem. O polvilho azedo é o único que pode ser utilizado para fazer esse tipo de biscoitos no caso, pois o doce confere uma umidade que no caso não seria desejável. Mas há ainda inúmeras receitas que combinam os dois polvilhos.
Agora já sabendo um pouco da história culinária do polvilho, segue uma receita para fazer os biscoitos assados em casa.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Sal.
  • 2 xícaras de polvilho azedo
  • 2 ovos
  • Água fervente.
  • Margarina ou manteiga.
  1. 1

    Peneire o polvilho e reserve numa tigela. A seguir ferva a água, e misture ela com a manteiga/margarina em outro recepiente.

  2. 2

    Misture a água com manteiga/margarina junto com o polvilho. Acrescente os ovos e o sal.
    Mexa bem até ficar homogêneo.

  3. 3

    Pré-aqueça o forno por cerca de 10 minutos. Unte a forma e distribua a massa de polvilho com uma colher (largando pequenas colheradas, ou do tamanho que preferir, em espaços intercalados da forma), ou então ponha a massa num saco de confeitar para moldar melhor. Você pode também improvisar o saco de confeitar utilizando uma sacola plástica limpa, furando a ponta um pouco e a seguir colocando a massa dentro e ir apertando. Deixe assar por cerca de 15 minutos os biscoitos. Pronto, agora aproveite para desgustar a fornada com seus amigos e família!

Dicas e AVISOS
  • Para que não fiquem murchos e permaneçam crocantes e sequinhos, guarde num pote de vidro ou plástico bem lacrado, e local seco. Nada de guardar dentro da geladeira, pois a umidade estragaria rapidamente os biscoitos.
Comentários
blog comments powered by Disqus