» Alimentos » Receitas » Como fazer biscoito de polvilho frito

Como fazer biscoito de polvilho frito

Galeria
Como fazer biscoito de polvilho frito

O biscoito de polvilho é um prato típico da culinária mineira. Sua trajetória culinária começou com o Ciclo do Ouro, quando então pequenas vilas tiveram que ser estabelecidas na atual região de Minas Gerais para dar suporte a atividade garimpeira. Muitos escravos negreiros foram direcionados para aquela região também; mas os índios nativos que ali estavam apresentaram resistência inicial, sendo posteriormente vencidos pelos colonizadores. A partir daí pode-se perceber como receitas como o biscoito de polvilho é uma mistura de tradições culinárias africanas, portuguesas e indígenas. Pois como era difícil importar alimentos de estados como o Rio de Janeiro e Bahia, por exemplo. Então tanto os trabalhadores como os senhores tiveram que comer comidas preparadas a base dos alimentos que se produziam nas pequenas hortas caseiras, e que eram muito comuns dos índios e de seus pratos. A seguir, uma receita sobre biscoitos de polvilho fritos.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Uma colher de sobremesa de sal.
  • 400 gramas de polvilho azedo.
  • 60 ou 65 gramas de algum tipo de óleo. Canola, soja, girassol, etc.
  1. 1

    Misture o sal e o polvilho numa vasilha e reserve. A seguir esquente parte do óleo até sair fumaça.

  2. 2

    Pegue este óleo e escalde o polvilho todo, mas aos poucos. Deixe esfriar até poder mexer na massa com as mãos. Sove e misture um pouco e a seguir acrescente os ovos e vá mexendo, até ser possível moldá-los bem. A massa tem um ponto mais pendente para o mole do que para o duro, para que se possa modelar como quiser.

  3. 3

    Esquente a outra parecela do óleo na panela, mas aos poucos para não correr o risco do polvilho estourar. E então unde suas mãos com óleo e molde os biscoitos no formato que preferir (pode ser em formato de "O", em pequenas tiras ou se preferir até mesmo largar colheradas na panela quando for fritar) e despeje aos poucos na panela. Vá retirando os que ficam prontos e coloque-os para escorrer em algum lugar, ou em algum prato com guardanapos absorventes. Você não pode se esquecer de virar de vez em quando os polvilhos que estão fritando, para que fiquem com textura uniforme.

Dicas e AVISOS
  • Por questões de segurança, prefira utilizar uma vasilha de vidro. Pois irá derramar óleo quente no polvilho. Além do mais, materiais como plástico além de se retorcerem e soltarem pedaços quando em contato com algo muito quente, soltam também substâncias tóxicas.
Comentários
blog comments powered by Disqus