» Alimentos » Receitas » Como fazer blusa de croche

Como fazer blusa de croche

Galeria
Como fazer blusa de croche

O crochê é uma arte que surgiu aproximadamente na idade média, não se sabe ao certo aonde. É um trabalho no qual se tece o tecido com uma agulha com ponta de gancho. Atualmente é muito difundida a prática de crochê aqui no Brasil.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Linha de uma a duas cores
  • Agulha para crochê 2 mm
  1. 1

    Inicie sua execução com um cordão de correntinhas em fio duplo, com o comprimento que você deseja obter de uma ponta da manga à outra ponta da manga.

  2. 2

    Primeira e segunda carreiras:

    Após esta execução, você deverá trabalhar a primeira carreira do cordão de correntinhas em pontos baixos. Faça uma correntinha para virar o seu trabalho e vire-o. Sobre o primeiro ponto faça um ponto baixo, a seguir faça um cordão com quatro correntinhas. Pule, na base, três pontos. No quarto ponto faça um ponto baixo. Faça novamente quatro correntinhas. Pule três pontos e lace a agulha, prendendo no quarto ponto com um ponto alto. No mesmo ponto de base, execute mais três pontos altos.
    Lace novamente, pule na base três pontos, e no quarto faça novamente três pontos altos. Faça um cordão com quatro correntinhas. Vá na base e localize o quarto ponto, faça um ponto baixo. Novamente faça quatro correntinhas, lace novamente e comece de novo fazendo um gomo de pontos altos. Nesta segunda carreira repita este procedimento do início ao fim, assim terá uma carreira do chamado "ponto fantasia".

  3. 3

    Terceira carreira

    Faça uma correntinha e vire seu trabalho. Faça mais três correntinhas e prenda sobre o ponto baixo da carreira anterior com um novo ponto baixo. Faça novamente quatro correntinhas. Lace. Sobre o primeiro ponto alto do seu gomo de pontos altos da carreira anterior, comece novamente seu gomo de pontos altos. Lace novamente e vá pra o último ponto alto do gomo da carreira anterior. Faça novamente seu gomo de pontos altos. Siga assim até o final da terceira carreira. Terá terminado sua segunda carreira de ponto fantasia.

  4. 4

    Faça a quarta carreira igual à segunda e a quinta igual à terceira, e assim sucessivamente. Para saber a quantidade de carreiras que irá continuar fazendo, meça a largura do braço e divida por dois. Você estará fazendo assim metade do braço da sua blusa. Para fazer o tórax dê o seguimento às duas carreiras (fazendo também a outra metade do braço) até o comprimento desejado. No modelo desta blusa essas carreiras vão até a base do seio.

  5. 5

    Uma vez que você tenha obtido o comprimento desejado desse meio braço, você deverá cortar o fio na extremidade e fazer um nó pare encerrar esta parte da execução.

  6. 6

    Fazendo a montagem da blusa

    Para fazer o tórax, você deverá calcular o comprimento diminuindo o comprimento já deixado pelas mangas, o que sobrar é a parte do tronco. E então você executará as carreiras até o comprimento desejado (como já se disse, nesse modelo, a base dos seios). Faça outra metade igual à meia blusa que se formou. Costure as duas metades da blusa com ponto fantasia, seguindo o desenho. Porém deixe a parte de cima das mangas abertas.

  7. 7

    Finalizando

    Calcule a medida para deixar sem costura da passagem da cabeça. Para calcular essa medida, divida o tamanho do corpo em quatro partes. Por exemplo, suponhamos que você tem um corpo de 20 cm. Deixará na parte superior da blusa uma costura de 5 cm de um ladro, um espaço de 10 cm sem costura e mais o outro lado de 5 cm costurados. Então costure desde uma manga, até a quarta parte do corpo, e repita o mesmo processo com a outra manga.
    Depois de tudo costurado, você deverá fazer uma carreira de pontos baixos na abertura de cada manga, no pescoço e na abertura do tronco. Após isso, você tem a opção de continuar a blusa com a mesma tonalidade de fio, ou de pegar outra tonalidade.
    Execute na abertura do pescoço uma carreira de meio ponto alto. Faça nas mangas uma carreira de pontos alos em cada.
    Para a abertura do tronco a mesma coisa, mas faça várias carreiras de pontos altos, três pegos pela frente e três por trás, até chegar no comprimento que lhe agrade. Para finalizar, faça uma carreira, mantendo o desenho que já havia sido executado anteriormente.

Comentários
blog comments powered by Disqus