» Alimentos » Receitas » Como fazer bolo amanteigado

Como fazer bolo amanteigado

Galeria
Como fazer bolo amanteigado

O bolo de manteiga é sempre muito bem-vindo no café da tarde, e quando feito em casa tem um sabor ainda mais especial. Geralmente as receitas caseiras, passadas de geração em geração são as mais apreciadas na mesa do café. Esse bolo é muito simples de fazer e agrada todas as idades.

Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 e ½ xícara (chá) de açúcar
  • ½ xícara (chá) de leite quente
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 400 gramas de manteiga sem sal
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 8 gemas
  • 8 claras
  1. 1

    Ingredientes:
    -400g de margarina sem sal (Deixe fora da geladeira para que ela amolessa)
    -3 xícaras (chá) de farinha de trigo
    -8 gemas
    -8 claras
    -½ xícara (chá) de leite quente
    -1 colher (sopa) de fermento em pó

  2. 2

    Modo de preparo:
    Em uma batedeira acrescente a farinha de trigo a manteiga (Lembre-se que ela não deve estar gelada) e o açúcar, bata até a massa ficar com uma aparência cremosa, esbranquiçada e leve.

    Dica:
    Peneire a farinha de trigo, assim o seu bolo ficará macio.

  3. 3

    Depois de obter essa massa homogênea, acrescente as gemas e continue batendo até a massa ficar mais consistente (Aproximadamente 5 minutos).

    Dica: Na hora de separar a clara da gema, faça isso em um outro recipiente para não correr o risco do ovo estar estragado.

  4. 4

    Em uma vasilha seca e limpa, misture aos poucos o leite com a farinha de trigo e o fermento. Misture até obter uma massa homogênea. Note que a massa vai ficar consistente e com uma aparência leve. Tome cuidado para não deixar passar do ponto.

  5. 5

    Depois disso com as 8 claras você deve fazer claras em neve, e depois acrescentar a massa. As claras em neve vão terminar de dar consistência para a massa.

  6. 6

    Lembre-se de passar manteiga na forma e polvilhar farinha de trigo, desse jeito fica mais fácil desenformar o bolo.
    O forno deve ser pré-aquecido por 10 minutos à temperatura de 200 graus. Na hora de assar o bolo baixe a temperatura para os 180 graus. O tempo para assar o bolo depende do seu forno, são necessários normalmente 45 minutos.

  7. 7

    Depois de ter assado o bolo deixe ele esfriar antes de tira-lo da forma. Para a cobertura o ideal é fazer algo mais simples como uma cobertura de açúcar com algumas gotas de limão.

Comentários
blog comments powered by Disqus