» Alimentos » Receitas » Como fazer bolo artificial

Como fazer bolo artificial

Galeria
Como fazer bolo artificial

Uma grande indústria, um pequeno investimento e seu bom gosto.
Nos últimos 50 ou 60 anos, nos centros urbanos médios e grandes, diversos hábitos foram introduzidos, substituindo a tradicional festa onde a comida salgada ou doce era servida em grandes mesas para famílias, vizinhos e amigos comemorando datas festivas. Eram comemorações, digamos “artesanais”, onde as senhoras de uma família ou vizinhas se ajudavam e davam a festa.
Naturalmente, havia o pós-festa quase que imediato: limpeza do ambiente, lavagem de louça, guarda do que sobrou, o chamado “enterro dos ossos” para consumo no dia seguinte. Este costume está praticamente encerrado nos dias de hoje. Festa é uma indústria e exige cuidados especiais, um cuidado de marketing próprio que transparece na decoração..

Shopping Centers e Casas de Festa
Do mesmo modo que os cinemas de rua se transformaram em igrejas, supermercados ou simplesmente fecharam, devido à violência urbana, aos assaltos, os Shopping Centers cresceram e, em 50 anos, se contarmos a partir da década de 60 do século passado, fizeram convergir para seus espaços e estacionamentos, clientes de todas as idades.

Criou-se um nicho de mercado, tornando a decoração de lojas e de diferentes ambientes, especialmente festas, uma arte. Neste ambiente, casas suntuárias se transformaram em casas de festa com brinquedos especiais e diferentes serviços, mas há sem pre um nicho para o pequeno investidor.

Hoje, só para termos uma ideia, temos como elementos de uma festa:
> diferentes possibilidades de viagem;
>aluguel de equipamentos, roupas, carros de casamento ou simplesmente de transporte;
> todo o processo de assessoria e serviços próprios a uma festa – bar, bartenders, garçonaria, recepção, segurança, encaminhamento de convidados, produção, buffets, cuidados de maquiagem, serviços especiais de caligrafia, de buquet de noivas, de aluguel de espaços, gráfica, enxoval, venda de cotas para presentes em lojas diversas, foto, vídeo, música ao vivo...e muito mais.

Mas, o que não pode faltar é o ápice da festa, a mesa de doces, tendo em seu centro um bolo: natural ou artificial.

Um espetáculo para toda a vida
É nesse cenário que o espetáculo da festa ocorre, ela será filmada, fotografada, e transportes, roupas, equipamentos, jogos, animadores, cenografistas, floristas, diretores de eventos passam a ter um papel relevante. E, como a comida e a bebida é o fator de congregação das pessoas, passamos a ter, no centro de mesa, o bolo artificial com finalidade decorativa.

Vamos, portanto, avaliar algumas possibilidades de construção de um bolo decorativo ou artificial e como este artesanato pode se converter num modo incrível de ganhar dinheiro com baixíssimo investimento.

Instruções
  1. 1

    Sempre haverá um bolo natural...Escolha e compra de material.
    O bolo natural, devidamente cortado anteriormente, guardado na geladeira e embalado para ser servido pelos garções tão logo as comemorações em torno da mesa tenham começado – parabéns para você, brindes, algum discurso (poucos), todos convergindo para...a beleza do bolo artificial.

    Para fazermos um bolo artificial temos de adequá-lo ao tipo de festa que iremos dar: batizado, aniversário de criança, casamento, festa de 15 anos, bodas diversas (existem mais de 20 tipos de bodas, de barbante até de platina por 50 anos de casamento.

    Cuidado: É proibido pela Vigilância Sanitária o bolo ao natural exposto
    Além de atrair insetos, pode causar outros problemas que vão estragar sua festa: ser derrubado, por exemplo.

    Dando os primeiros passos: as bases

    1° - Escolha as cores – siga as cores do principal elemento da decoração – um super-herói e dimensione o tamanho do seu bolo artificial.

    Bolo com apenas uma base
    Você pode fazer um bolo com uma camada apenas, para festas mais simples e mesas pequenas, decorando o bolo com o tema da festa e a mesa com brinquedos e doces como brigadeiro, beijinho, docinhos de leite em pó, bolinhas de doce de coco, baba de moça, todas servidas em formas coloridas.

    Bolas de soprar ou de gás, copinhos coloridos com o mesmo motivo de super-herói para refrigerante e uma bela toalha modificarão o ambiente dando um toque especial.

    Neste caso, o importante será a decoração da mesa com o tema escolhido e o bolo de uma camada no centro da mesa ou um bolo “torto”, onde as bases já vem no formato enviesado, e você somente terá de decorar colando folhas eva em cores variadas.

    Material:
    1 ou mais bases redondas de isopor no tamanho desejado ou uma base torta que já vem pré-montada.
    Folhas de eva em branco ou em diversas cores a gosto.
    Cola de isopor
    Cola quente
    Tesoura, estilete e pincel
    Bandeja de papel alumínio para dar acabamento ao conjunto.
    Enfeites diversos conforme o tema. Fitas ou apliques.

    Onde encontrar o material:
    Grandes papelarias ou casas de material de festa comuns em lojas como as da rua da Alfândega no Rio ou na 25 de março em São Paulo.
    Normalmente este material é encontrado em conta, em áreas de comércio popular, nos centros das cidades médias e grandes.

  2. 2

    Preparo do bolo: bolo de uma, duas ou três bases.
    A largura e as dimensões das bases de isopor já são preparadas nas lojas ou serão cortadas segundo suas indicações.
    Forre a base do bolo de isopor com uma cor básica – branco, azul ou rosa claro, por exemplo.
    A largura do papel eva será maior que a altura da base. Cole o papel ao redor da base e, cuidadosamente, dobre o papel eva para dentro da base do bolo de isopor, procurando esticar o papel para abaular as beiradas.
    Acabamento da primeira base: corte um círculo de papel eva na mesma cor ou em cores combinadas ton sur ton para finalizar a base. Use cola quente ao colar o papel eva ao isopor da base.
    Faça o mesmo processo na 2ª e na 3ª bases menores e disponha as bases umas sobre as outras colando-as com cola instantânea já que todo o bolo está forrado de papel eva.

    Pronto, você tem a base de um, dois ou três andares preparada.

    Agora, o passo principal.

  3. 3

    Decoração: quando menos é mais!
    Aqui, vale o seu bom gosto e cuidados em detalhes. Lembre-se, em decoração, menos é mais e uma decoração clean ressalta o tema.

    Detalhes em acabamento devem ser feitas com papeis coloridos eva em tiras alternadas de diversas cores ou trançando tiras e seguindo os pontos de cola para disfarçar os pequenos ajustes que ocorrem ao fazermos algo artesanalmente.

    Não se preocupe. A ideia é que pareça mesmo artesanato, pois isto só valoriza o trabalho da decoração.

    Observe um exemplo de detalhe com fitas evas trançadas ou apliques.

    Montada a base, passe para os apliques. Eles serão colados com cola instantânea na base já preparada de uma forma pouco simétrica para que as pessoas tenham diferentes visões sobre seu bolo e o tema da festa ressalte.

    Veja um catálogo de bolos artificiais dom diferentes apliques conforme o tema.
    www.artedaka.wordpress.com/bolos-fakes/

Comentários
blog comments powered by Disqus