» Alimentos » Receitas » Como fazer bolo artistico

Como fazer bolo artistico

Galeria
Como fazer bolo artistico

Como fazer um bolo Artístico

Para fazer um bolo artístico é preciso saber de algumas coisas básicas. Os ingredientes básicos empregados na confecção de receitas variadas de massa para bolo são: farinha de trigo, maisena, mandioca, fubá, fécula de batatas, manteiga, margarina, óleo, açúcar, ovos, leite ou suco de frutas, fermento e aromatizantes, como essências e licores. Não existe dificuldade ou segrego para manipular um bolo perfeito.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Bicos para confeitar
  • Utensílios básicos para confeitar
  • Formas apropriadas para bolos
  1. 1

    É imprescindível estudar a receita com cuidado, separando previamente os ingredientes nas quantidades certas. As claras geralmente são separadas; as gemas entrando no preparo inicial do bolo, enquanto às claras, batidas em ponto de neve dura, devem ser agregadas no final da receita.
    A manteiga, margarina, óleo, ovos, leite ou sucos devem ser tirados da geladeira para que volte à temperatura ambiente. Ingredientes secos como (farinha, açúcar, maisena fermento e fécula de batata etc.) devem ser peneirados para ficar bem soltos.
    O fermento é que proporciona o crescimento do bolo. Ele deve ser utilizado de acordo com as recomendações da receita.

  2. 2

    Escolha previamente formas ou assadeiras que ao serem empregadas em sua receita. Unte suas formas com manteiga ou margarina (exceto quando a receita pedir outra coisa). Se for uma forma grande é aconselhável forrar com papel-manteiga ou papel comum, para maior proteção de sua massa.
    Antes de iniciar a preparação de sua massa é aconselhável acender o forno para aquecer. A temperatura do forno é essencial para o completo sucesso do bolo. Conserve-o durante 15 minutos em temperatura quente de (225ºC). Em seguida diminua para (160º), até o final, mais ou menos 30 minutos. Essa manobra vai fazer com que sua massa cresça bem nos primeiros 15 minutos e termine de assar lentamente nos 30 minutos restantes.

  3. 3

    É necessário escolher o tema do bolo, para saber os ingredientes que serão usados. Existem diversas modalidades de coberturas. Para decorar, aplique o bico de ornamentação, com qual se quer trabalhar.
    Existem materiais indispensáveis para decorações de bolos artísticos, doces e biscoitos. São Bicos essenciais para decoração de bolos e modelações de flores.
    Estes bicos são divididos por nomes e estilos, por exemplo, o bico perlê serve para fazer bolas que arrematam as beiradas do bolo e o miolo das flores. Serve também para escrever palavras, fazer arabescos e rendilhados sobre o bolo. Os bicos folha servem para modelar folhas e para arrematar flores. Podem ser empregados na formação de frisos, crespos constituindo babados. Aliás, existe também um bico próprio para delinear babados. Os bicos pitanga são para fazer flores, miosótis. São indicados para coberturas de bolos e arremates do mesmo. O bico margarida da formação a pequenas margaridas que tem o miolo feito com o bico perlê e o glacê crespo. O bico serra serve para cobrir as paredes laterais do bolo em frisos lisos. Pode ser usado em frisos crespos. Os bicos para rosas servem para botões e rosas, delineando as pétalas. Para fazer um friso liso ou crespo pode-se usar o bico pitanga de qualquer tamanho. Para fazer friso reto, mantenha bico em posição inclinada sobre a superfície. Para fazer o friso crespo mantenha a posição inclinada fazendo um ziguezague.
    Estes são conceitos básicos para fazer um bolo artístico, agora é só escolher o tema de sua preferência e mãos a obra.

Dicas e AVISOS
  • Para fazer qualquer bolo certifique-se de usar produtos de boa qualidade.
Comentários
blog comments powered by Disqus