» Alimentos » Receitas » Como fazer bolo infantil

Como fazer bolo infantil

Galeria
Como fazer bolo infantil

Um bolo especial é uma maneira perfeita de comemorar aniversário de uma criança ou outra ocasião importante. Cheia de idéias inovadoras e divertidas de bolos para crianças de todas as idades – dinossauros, monstros, palhaços, lagartas, cachorrinhos e muito, muito mais- os bolos vão transformar um festa infantil em um sucesso instantâneo. Feito em uma forma de palhaço, este é um bolo fácil e rápido de fazer e decorar. Escolha seus próprios bicos de confeitar para decorá-lo seguindo os contornos do bolo.

Instruções

Coisas que você precisa

  • Bicos de confeitar grande e pequeno em forma de estrela
  • Forma de 900gm no formato de palhaço
  • Bico de confeitar pequeno e liso
  • Tabuleiro de 25x30 cm
  • Cartucho de confeitar de papel manteiga
  • Chapeuzinho de festa
  1. 1

    Ingredientes da massa de bolo esponja

    -1 xícara de farinha de trigo com fermento
    -1 colher de chá de fermento em pó
    -½ xícara de margarina amolecida
    -½ xícara de açúcar
    -2 ovos

    Ingredientes para o bolo infantil

    ½ receita de massa rápida para bolo esponja
    1/3 receita de pasta de açúcar
    2 receitas de glacê real
    Corantes alimentícios amarelo, vermelho, rosa e azul
    Pequenos confeitos coloridos para as feições
    Materiais e utensílios
    Forma de 900gm no formato de palhaço
    Tabuleiro de 25x30 cm
    Cartucho de confeitar de papel manteiga
    Bico de confeitar pequeno e liso
    Bicos de confeitar grande e pequeno em forma de estrela
    Chapeuzinho de festa

    Ingredientes da pasta de açúcar

    1 clara de ovo médio
    1 colher de sopa de glicose líquida morna
    3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado

    Ingredientes do glacê de manteiga para 350g
    6 colheres de sopa de manteiga ou margarina amolecidas
    2 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
    1 colher de chá de essência de baunilha
    2 colheres de chá de leite


  2. 2

    Modo de preparar a massa

    Pré-aqueça o forno a 160º. Unte-a forma redonda, cubra sua base com papel manteiga e unte também o papel manteiga ou unte e enfarinhe uma forma de duro central. Peneire a farinha e o fermento em uma tigela. Junte a margarina, o açúcar e os ovos. Bata com uma colher de madeira durante 2-3 minutos. A mistura deve ter cor clara e ser levemente brilhante.
    Coloque a massa às colheradas na forma preparada e alise a superfície. Asse por 20-30 minutos. Para testar se está assado, pressione levemente o centro do bolo. Se estiver firme, o bolo está pronto; se estiver mole, deixe mais um pouco. Alternativamente, introduza um palito de dentes no centro do bolo. Se ele sair limpo, o bolo está pronto. Desenforme sobre um suporte aramado, remova o papel manteiga e deixe esfriar completamente,

  3. 3

    Modo de preparo pasta de açúcar

    Coloque a clara de ovo e a glicose em uma tigela. Misture com uma colher de pau, quebrando a clara. Adicione o açúcar de confeiteiro e misture com uma espátula ou faca, fazendo um movimento de cortar, ate que fique bem misturado e o glacê comece a se ligar. Junte a massa com os dedos, até formar uma bola. Trabalhe a pasta de açúcar por alguns minutos, sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com o açúcar de confeiteiro, até a massa ficar lisa, macia e flexível. Se ficar muito mole, junte um pouco mais de açúcar de confeiteiro peneirado, até ficar firme e flexível. Tingida ou deixada no brando puro, a pasta de açúcar pode ser usada para cobrir bolos e modelada para criar decorações para qualquer formato de bolo.
    Dica pasta de açúcar comprada pronta não contém ovo cru. Portanto, use-a se preferir evitar receitas com ovos não cozidos, considerando- os recentes alertas de riscos a saúde.

    Modo de preparo do glacê de manteiga

    Coloque a manteiga ou margarina, açúcar de confeiteiro, essência de baunilha e 1 colher de chá de leite em uma tigela. Bata com uma colher de madeira ou em uma batedeira elétrica, acrescentando mais leite para obter uma consistência leve, homogênea e fofa.


  4. 4

    Modo de fazer o bolo

    Pré-aqueça o forno 180º. Unte generosamente a forma. Coloque a massa na forma já preparada e alise a superfície. Asse no centro do forno por 45-50 minutos ou até um palito introduzido no centro do bolo saia limpo. Deixe o bolo na forma por 5 minutos. Desenforme sobre um suporte aramado para esfriar.
    Para fazer o molde para a cara do palhaço, segure firmemente uma folha de papel manteiga sobre a forma fria. Desenhe, acompanhando as linhas e corte com uma tesoura.
    Sobre uma superfície de trabalho levemente polvilhada com açúcar de confeiteiro, abra a pasta de açúcar numa espessura de mais ou menos 5 mm e coloque o molde de papel manteiga sobre ela. Use uma faquinha pontuda para cortar ao redor do molde. Coloque a pasta recortada sobre uma assadeira e cubra com papel filme. Divida o glacê de manteiga em três partes e tinja uma de amarelo e outra de vermelho. Divida o terço restante ao meio e tinja uma parte de azul e a outra de rosa.
    Coloque o bolo sobre o tabuleiro. Coloque o bico pequeno em forma de estrela em um cartucho de confeitar de papel manteiga e encha-o com glacê amarelo. Use-o para fazer os contornos do cabelo do palhaço na borda do bolo. Coloque o molde de pasta de açúcar na posição correta. Coloque um bico pequeno e liso em outro cartucho e encha-o com o glacê vermelho. Decore ao redor do pescoço e peito do palhaço. Faça a boca e depois mude para o bico grande em forma de estrela e faça o nariz.
    Coloque o bico pequeno em forma de estrela em outro cartucho e encha-o com o glacê rosa. Faça uma fileira de estrelinhas ao redor das bordas do molde de pasta de açúcar. Coloque o bico grande em forma de estrela em outro cartucho e encha com glacê azul. Faça os botões e os olhos do palhaço. Coloque os confeitos no centro dos olhos, no nariz e nos botões. Coloque o chapéu.
    Pronto seu bolo infantil está pronto.

Dicas e AVISOS
  • Dica pasta de açúcar comprada pronta não contém ovo cru. Portanto, use-a se preferir evitar receitas com ovos não cozidos, considerando- os recentes alertas de riscos a saúde.
Comentários
blog comments powered by Disqus