» Alimentos » Receitas » Como fazer bolo xadrez

Como fazer bolo xadrez

Galeria
Como fazer bolo xadrez

Existem receitas que deixam muita gente com água na boca, mas a decoração do bolo chama sempre muita atenção. O bolo xadrez pode ser uma ótima alternativa de juntar sabor e decoração em uma receita só, em uma festa ou qualquer momento especial que esteja amigos e família.

Instruções
  1. 1

    Para fazer a massa de chocolate você vai precisar de:
    -1 colher de sopa de fermento
    -1 xícara de chocolate em pó
    -½ xícara de água
    -½ xícara de óleo
    -3 xícaras de farinha de trigo
    -2 xícaras de açúcar
    -4 ovos

  2. 2

    Para preparar a massa Branca você vai precisar de:
    -1 colher de sopa de fermento
    -½ xícara de água
    -½ xícara de óleo
    -3 xícaras de farinha de trigo
    -2 xícaras de açúcar
    -4 ovos

  3. 3

    Recheio para fazer a cobertura:
    -Chocolate ralado para enfeitar
    -Chocolate em pó a gosto
    -2 colheres de açúcar para o Chantilly
    -500ml de creme de leite para Chantilly com chocolate
    -2 colheres de açúcar para o Chantilly
    -500ml de creme de leite para Chantilly branco

  4. 4

    Modo de preparo:
    Você pode começar pela massa de chocolate. Pegue uma peneira e em um recipiente limpo peneire a farinha de trigo, coloque também uma colher das de sopa de chocolate em pó, acrescentando um pouco de sal. Deixe separado.

  5. 5

    Pegue apenas as claras. Deixe as gemas separadas em outro recipiente, utilize uma batedeira e uma tigela limpa, comece a bater as claras por uma media de 4 Minutos e quando perceber que esta bem firme. Separe em outra tigela e deixe separada.

  6. 6

    Agora você deve bater as gemas, misturem em uma tigela as gemas que você separou, adicione o açúcar, e a margarina, Comece a bater também por uns 4 minutos ou observe até quando estiver parecendo um creme com aparência leve e de cor esbranquiçado. Sem parar de bater despeje, aos poucos e alternando, o leite e a farinha de trigo. Coloque as claras batidas em neve e o fermento. Mexa com movimentos de baixo para cima, mas sem bater, até a massa ficar homogêneo.

  7. 7

    Pegue a margarina e passe na assadeira para untar, faça com o chocolate polvilhe na assadeira, depois coloque a massa. Com o forno pré aquecido coloque a assadeira com muito cuidado para assar por cerca de 30 minutos. Quando perceber que a massa esta cozida tire do forno.

  8. 8

    Agora para fazer a massa branca:
    Peneire também a farinha de trigo e adicione o sal, pegue as claras e em uma tigela bata por cerca de 4 minutos ou até que a mesma fique bem firme e separe em outra vasilha.

  9. 9

    Pegue a batedeira e na tigela da batedeira, coloque as gemas misture o açúcar e a margarina. Continue batendo as gemas por 4 minutos, e observe até que fique tipo um creme de aparência leve e esbranquiçada. Sem parar de bater despeje aos poucos e alternando o leite e a farinha de trigo. Coloque as claras em neve e o fermento. Mexa com movimentos de baixo para cima, mas sem bater, até a massa ficar homogêneo.

  10. 10

    Unte a assadeira com a margarina e polvilhe com a farinha coloque a massa na assadeira e coloque no forno até cozinha. Depois de cozido retire do forno.

  11. 11

    Faça um suspiro da seguinte forma. Coloque as claras na tigela. Bata as claras por uns 4 minutos ou até ele ficar firme, não pare de bater coloque açúcar aos poucos bata por 2 minutos até formar o suspiro.

  12. 12

    Para montar o bolo, esta parte você terá que ter muita atenção. Com o bolo frio. Corte os bolos em tiras, e arrume numa vasilha quadrada. Uma tira branca e outra de chocolate, formando camadas e cobrindo com o creme.

  13. 13

    Coloque o suspiro em um saco de confeitar e com um bico de médio com desenho de sua preferência, enfeite todo o bolo. Só não cubra as laterais para aparecer os efeitos xadrez.

Comentários
blog comments powered by Disqus