» Alimentos » Receitas » Como fazer broa de fuba

Como fazer broa de fuba

Galeria
Como fazer broa de fuba

Se gosta de broa de fubá e não sabe como prepará-la aqui tem uma receita muito fácil e simples. Fique atenta ao passo a passo que se segue e aprenda como preparar broa de fubá!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Uma xícara de chá de leite
  • Meia xícara de chá de açucar
  • 1 pitada de sal
  • 6 ovos
  • Uma xícara de chá de farinha
  • Uma xícara e meia de chá de fubá
  • Uma xícara de chá de manteiga
  • Uma xícara de água
  1. 1

    Pré aqueça seu forno a uma temperatura média (180 graus).
    Antes de começar, é importante peneirar o fubá, a farinha de trigo, o sal e o açúcar, para evitar grumos na massa. Peneire estes ingredientes para uma vasilha grande e reserve.
    Em uma panela coloque a manteiga (reservando uma colher de sopa), a água e o leite. Leve ao fogo médio e deixe ferver. Quando pegar fervura, adicione os ingredientes secos anteriormente peneirados. Mexa muito bem e com vigor, deixando xoinhar por cerca de 20 minutos, sem parar de mexer para que a massa não queime nem grude. A consistência ideal será a de um mingau encorpado. Tenha em atenção de que seu fubá deverá ficar bem cozido, como se de uma polenta se tratasse.
    Feito isso, retire a massa do fogo e despeje em uma vasilha, deixando esfriar por cerca de 20 minutos e mexendo ocasionalmente.

  2. 2

    Depois de ter sua massa fria, adicione os ovos um por um, mexendo sempre. É importante que mexa vigorosamente, para que a massa fique bem macia e mole quanto baste.
    Unte uma vasilha pequena com um pouco de óleo alimentar e polvilhe com um pouco de fubá. Coloque no seu interior uma pequena quantidade da massa de fubá, cerca de uma colher de sopa bem cheia de massa. Isso servirá como molde para suas broas. Vire a vasilha para retirar a broa de fubá que se formou. Repita o processo até ficar sem massa.
    Unte e enfarinhe o tabuleiro onde irá cozer as broas de fubá.

  3. 3

    Disponha as broas lado a lado, tomando em atenção para que deixe cerca de 2 a 3 centímetros de espaço entre elas, possibilitando assim o seu cozimento sem que se grudem umas nas outras.
    Leve a assadeira já pronto ao forno pré aquecido, por cerca de 30 minutos ou até que as broas estejam douradinhas. Retire do forno e sirva ainda quentes.
    Se desejar apenas uma broa de fubá, faça todos os passos que descrevem a preparação da massa e não a divida, levando ao forno em uma ou duas bolas maiores.
    Bom apetite!

Comentários
blog comments powered by Disqus