» Alimentos » Receitas » Como fazer broto de bambu

Como fazer broto de bambu

Galeria
Como fazer broto de bambu

O broto de bambu é um alimento muito comum e largamente consumido nas culturas orientais, como o Japão, China, entre outros. Lá o broto de bambu é chamado de takenoko, e como todos sabemos os orientais costumam ser bastante saudáveis!
Além disso, o broto de bambu é um vegetal rico em vitaminas B1, B2, vitamina C, proteínas vegetais, cálcio, fósforo e muitas fibras. Também é famoso por ajudar a diminuir distúrbios digestivos, ajuda a eliminar a gordura do corpo, e é largamente utilizado no combate a desnutrição.
O broto pode substituir o palmito em saladas, caldos, refogados e recheios. Saiba aqui como preparar o broto de bambu e aproveite os benefícios desse excelente alimento.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Vinagre e sal
  • Bicarbonato de sódio
  • Panela de pressão
  1. 1

    Brotos de babu são encontrados em feiras e mercadões, procure as barracas que vendem produtos orientais como o tofu. O primeiro passo é escolher bem os brotos, pois os melhores são os brotos novos. Converse com o feirante pra ele te indicar o melhor.

  2. 2

    Já com os bambus limpos, descasque e corte os brotos. Coloque para cozinhar na panela de pressão. Verifique de 20 em 20 minutos se já ficaram macios. O tempo de cozimento varia conforme o tamanho dos brotos.

  3. 3

    Depois que os brotos estiverem bem cozidos e macios, coloque uma colher de bicarbonato de sódio ainda com água fervente. Mexa bem e desligue o fogo. Deixe os brotos de molho durante 1 hora. Troque a água de 2 em 2 horas até o dia seguinte.
    Depois corte em rodelas e tempere. Você pode usar em saladas, como recheio de pastéis, ou em refogados. Bom apetite!



  4. 4

    Para conservar os brotos cozidos, coloque em um pote de vidro: 2 partes de água, para uma de vinagre e 1 pitadinha de sal. Conserve em geladeira. Se ficou alguma dúvida, acesse o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=Fk2L1G0bXsY e confira como descascar os brotos.

  5. 5

    Para preparar os potes para fazer a conserva de broto de bambu, lave bem os potes de vidro com água corrente e detergente. Enxágue bem e coloque para ferver em uma panela grande por 15 minutos. Não se esqueça de também ferver as tampas por 5 minutos. Depois de fervido, espere esfriar um pouco. Retire os potes e coloque de boca pra baixo, sobre um pano seco e limpo para escorrer bem.

Dicas e AVISOS
  • Lave bem antes de descascar.
  • Se você cortar o broto em rodelas finas eles cozinharão mais rápido.
Comentários
blog comments powered by Disqus