» Tecnologia » Eletrônicos » Como Fazer Caixa de Som Automotivo

Como Fazer Caixa de Som Automotivo

Galeria
Como Fazer Caixa de Som Automotivo

A caixa de som é a peça fundamental de um sistema de áudio de alta potência. A construção da mesma reflete na qualidade e frequência do som. As caixas de som automotivo são basicamente de dois tipos, seladas e dutadas, a primeira faz um som mais seco e sem extensão de graves, a dutada dá uma batida mais prolongada. A cubagem ou volume da caixa também altera as propriedades do som emitido pela mesma.

Instruções

Coisas que você precisa

  • MDF
  • martelo
  • serra tico-tico
  • furadeira
  • Cola branca
  • pregos
  1. 1

    O melhor material para a construção de uma boa caixa de som automotivo é o MDF, esse material é uma variante dos aglomerados e compensados, mas com muito mais durabilidade e qualidade, as medidas ideais para as caixas mais comuns variam de 16 mm a 20 mm, que rendem uma boa construção e uma ótima ressonância. Primeiramente deve-se estudar o alto – falante que será instalado na caixa, sabendo as especificações de cada falante temos os volumes das caixas seladas e dutadas, para obter o melhor resultado de sonorização. Com isso podemos começar a estudar e planejar a construção da caixa. A estrutura mais básica de caixa é de um paralelepípedo, assim sendo o volume será obtido na seguinte fórmula V (cm³) = A (cm)x C (cm) x L (cm). Geralmente quanto maior o volume, maior a força do grave, mas se fica muito grande, começa a perda de resposta.

  2. 2

    Com as medidas já sabidas, desenha-se as medidas e formas que devem ser cortadas no MDF, pegue a serra tico – tico e, com cuidado, corte as chapas de MDF, corte também os buracos destinados aos falantes. Para cortar os furos dos falantes faça dois ou três furos com a furadeira e em seguida use a serra tico – tico, para um melhor acabamento passe uma lixa de madeira nas beiras para retirar as rebarbas.

  3. 3

    Para que a caixa fique com um bom acabamento, e com o mínimo de vazamentos, use a cola branca na junções juntamente com os pregos, se preferir também é possível fazer com parafusos, mas dará mais trabalho e o resultado será o mesmo. Ao final verá que a caixa ainda terá muitas brechas. Com o farelo que saiu do corte do MDF, faça uma massa para vedar a caixa, juntando o farelo com a cola branca, passe por dentro e por fora nas juntas e espere secar. A caixa está pronta, para o acabamento, utilize corvin, é apenas passar cola de sapateiro e esticar o corvin, recorte os cantos e sua caixa já esta pronta, faça um furo na parte traseira com a furadeira para passar os fios. Com a caixa pronta, encoste os falantes nas posições desejadas, com a furadeira marque as posições dos furos ( utilize um broca aço - rápido bem fina ), retire o falante e faça a guia dos parafusos, furando até atravessar completamente o MDF, coloque os falantes e parafuse, tomando cuidado para não escapar a chave e furar o cone (de preferência aos parafusos com cabeça estrela que escorregam menos). Depois instale na posição desejada e ligue os módulos de potência, pronto sua ciaxa de som esta pronta, faça os primeiros testes com volumes menores para que os falantes amaciem.

Dicas e AVISOS
  • Naõ tenha preça
Comentários
blog comments powered by Disqus