» Alimentos » Como Fazer Canjica

Como Fazer Canjica

Galeria
canjica

A canjica é um dos pratos com mais versões no Brasil. Típico das festas juninas, esse doce também é servido em todas as épocas do ano. E justamente por ser tão fácil de fazer, ganhou várias versões pelo país. Cada família praticamente tem a sua receita personalizada, que começa com a receita básica e vai aumentando conforme cada um adiciona o seu ingrediente preferido. Os incríveis sabores que a canjica já ganhou vão de receitas que levam do chocolate à carne seca. Aprenda aqui como fazer canjica de forma simples e use sua criatividade para criar a receita da sua família.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Água o quanto baste
  • 5 cravos da índia
  • 1 xícara ( chá ) de amendoim torrado e moído
  • Açúcar se achar necessário
  • 1/2 kg de milho para canjica
  • 2 unidades de canela em pau
  • 1 l de leite fervendo
  • 1 lata(s) de leite condensado
  • Casca de 1/2 laranja ou limão
  1. 1

    Escolha um tipo de milho para canjica de sua preferência. Ele pode ser amarelo ou branco. Lave bem os grãos de milho e deixe de molho na água de um dia para o outro.

  2. 2

    No dia seguinte, escorra o milho e coloque-o em uma panela de pressão. Encha com água até cobrir os grãos. Adicione os cravos, a canela e o pedaço de casca de laranja ou limão. Ligue o fogo e deixe cozinhar na panela de pressão cerca de 40 minutos. O importante é que o milho fique bem macio.

  3. 3

    Depois de cozido, abra a panela e retire a casca de laranja ou limão, a canela e os cravos. Ferva o leite e adicione na panela junto com o leite condensado. Mexa bem usando uma colher de pau. Deixe cozinhar por mais um tempo até que os grãos fiquem bem macios e a canjica fique com uma textura bem cremosa. Experimente a canjica para corrigir os temperos. Caso precise, coloque açúcar para adoçar mais um pouco. Deixe cozinhar mais um pouco e adicione o amendoim, sem esquecer de mexer sempre para que não grude no fundo da panela. Se não quiser, não precisa usar o amendoim. Algumas pessoas gostam de colocar leite de coco ou mesmo coco ralado para dar um gostinho diferente para a canjica. Outras também preferem usar caramelo no lugar do leite condensado. O creme de leite deixa a canjica mais cremosa e encorpada. Se quiser usar chocolate, escolha um de boa qualidade. Não use achocolatados que são muito doces, prefira o chocolate em pó. Outros temperos que combinam com a canjica é a noz moscada e o gengibre. Descubra o que você gosta mais.

Dicas e AVISOS
  • Dica: se preferir, ao invés do amendoim coloque um vidro de leite de coco.
Comentários
blog comments powered by Disqus