» Alimentos » Receitas » Como fazer chocolate caseiro

Como fazer chocolate caseiro

Galeria
Como fazer chocolate caseiro

O chocolate é um alimento saboroso e saudável, em sua composição coexistem balanceadamente cacau, leite e açúcar. Embora apresente um alto teor de carboidratos e gorduras, o chocolate na medida certa é ótima fonte de proteínas e de antioxidantes que combatem o colesterol ruim, ameniza alguns processos inflamatórios e reduz o risco de doenças do coração. Aconselha-se que se coma no máximo cerca de trinta gramas de chocolate por dia.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O chocolate é um alimento adquirido do fruto cacau. Depois de colhido e quebrado o fruto, retira-se as amêndoas e as dispõe para secar naturalmente ao sol encima de um plástico previamente encerado ou uma espécie de lona limpa.

  2. 2

    Assim, que as amêndoas estiverem totalmente secas e sem a umidade de antes, separa-se um quilo dessas sementes de cacau em uma panela adequada, levando ao fogo alto para que torrem, sendo constantemente mexidas por uma colher-de-pau.
    Para saber o ponto desse preparo, deve-se tomar as amêndoas entre os dedos e apertá-las, observando se a casca sai com facilidade, caso a resposta seja positiva, o fogo deve ser desligado e o cacau todo torrado, descascado.

  3. 3

    O próximo passo do preparo reside em passar as amêndoas já descascadas em uma máquina moedora de carne ou de cereais. Acrescenta-se ao composto obtido nessa operação, dois litros de leite e dois quilos de açúcar.

  4. 4

    A mistura será batida no liquidificador e em seguida peneirada. Leva-se ao fogo mexendo sem pausa com uma colher-de-pau, até que o engrossado se solte da panela por completo.
    Em pequenos flocos, o chocolate será derramado numa assadeira previamente untada com manteiga, deixando que morne para que depois seja cortado em barras.

  5. 5

    Caso a ideia resida no preparo de chocolate em pó, o procedimento é o seguinte: depois de alcançado o ponto de preparo da comida, o fogo é apagado e continua-se mexendo até transformar-se em granulado.
    Depois disso, passa-se a mistura na máquina moedora e usa-se uma peneira fina. Caso se queira ter menos trabalho, em vez de recolher o fruto direto do pé, inicia-se a receita diretamente de amêndoas industrializadas e se continua o procedimento do mesmo modo, mas partindo do ponto em que são esquentados, misturados e descascados.
    O chocolate é um alimento que pode ser preparado de diversas maneiras, pode ser usado com sobremesa ou como sorvete e até mesmo nas tortas geladas. Depois de preparado e armazenado, o chocolate estará sempre à disposição de várias misturas e sabores a serem testados.

Comentários
blog comments powered by Disqus