» Casa » Como fazer citação de site

Como fazer citação de site

Galeria
Como fazer citação de site

Citação, segundo preconizado pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), é um trecho transcrito ou informações subtraídas de publicações consultadas para se realizar um trabalho. Geralmente enriquecedoras para textos acadêmicos, as citações são obrigatórias ao realizar uma revisão bibliográfica ou uma resenha sobre determinado assunto. Sua função é permitir ao leitor que queira se aprofundar sobre o tema tratado no texto tenha subsídios suficientes para tal. Por isso, nesse texto você irá aprender a fazer citações em formato oficial adotado no Brasil para informações coletadas de sites.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Anote o endereço completo do site. Para se fazer a citação e cumprir seu objetivo, é necessário que o endereço do site seja completo o bastante. Fazendo tal precaução, quando o leitor for acessar o endereço disponibilizado, abrirá na página exata onde a frase ou trecho foi escrito originalmente. Não esqueça de anotar detalhes do endereço eletrônico como http://, ou os símbolos finais do link, pois sem eles, pode acontecer de o leitor ser direcionado para outros lugares e não o que foi retirada a oração.

  2. 2

    Sobrescreva, com um número, o final da citação do endereço eletrônico. Não importa se é citação direta ou indireta, curta ou longa: é preconizado pela ABNT que ao final da fonte a qual você retirou as informações seja sinalizado com um número sobrescrito, seguindo a ordem cardinal dos algarismos. Como exemplo, existe essa frase em um texto fictício: “Através da lista de discussão do COMUT online, soube-se que (…).” Perceba que a fonte foi citada porém a informação ainda não, por isso deve-se acrescentar o sobrescrito após a palavra online, ficando assim a frase: “Através da lista de discussão do COMUT online², soube-se que (…).”

  3. 3

    Coloque no rodapé da página o endereço que você anotou no primeiro passo. Após indicar no texto que existe uma ressalva que queira indicar, basta colocar no final da página, mais extatamente no rodapé o link completo para consulta. Tal cuidado ajudará o leitor a repetir os mesmos passos que você deu para fazer a pesquisa. Voltando ao exemplo anterior, após sobrescrever o número após escrever a fonte, no rodapé constará: “ ² http:\\www.comut.com\topics\debate\brazil”.

    Perceba que na transcrição do rodapé não há qualquer regra de pontuação de frases, justamente para não ocorrer desvios na hora de reacessar o endereço.

    Pronto! Fica a dica e bons estudos!

Dicas e AVISOS
  • Caso não seja possível que as informações coletadas sejam revistas a qualquer hora por qualquer pessoa, isso deve ficar claro em nota de explicação no rodapé.
Comentários
blog comments powered by Disqus