» Casa » Como fazer citação indireta

Como fazer citação indireta

Galeria
Como fazer citação indireta

O uso da citação é a menção dentro do texto a ser escrito de uma informação que, em princípio, pertence à outra fonte. Devidamente destacada, a citação é uma estratégia que tanto atribui credibilidade quanto anterioridade ao trabalho científico. A citação é louvável quando sua expressão acrescenta, aperfeiçoa, enriquece ou complementa a elaboração do texto. Citar significa trazer à tona uma série de intervenções já realizadas a respeito do conteúdo que se apresenta. Para isso, o procedimento da citação obedece a um conjunto de regras e convenções, às quais primam pelo reconhecimento do crédito à fonte consultada, mencionada e em que se embasa teoricamente a pesquisa. Desse modo, palavras, ideias e expressões retiradas de outros escritos virão devidamente formatadas em forma de citação.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Conforme a Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT), os modos de citação se dividem em três: Citação Direta; Citação Indireta e Citação de Citação. Em linhas gerais, ao passo que a citação direta é a transcrição fidedigna da expressão a que se recorre, marcada obrigatoriamente pelo destaque das aspas duplas e seguida da indicação da fonte a que se consultou; a citação indireta, também chamada de paráfrase, reproduz o teor discursivo consultado, lançando mão de seus próprios dizeres.

  2. 2

    Desse modo, a citação indireta é um procedimento mais crítico e produtivo, no sentido de além de o autor tomar conhecimento das ideias alheias de outros autores, também com elas contribui em favor do enriquecimento da própria pesquisa.
    A citação indireta é um procedimento de reescrita do pensamento do autor original, a fim de torná-lo mais objetivo, prático e acessível, bem como adequado ao intuito da pesquisa a ser feita. Remeter a fonte em forma de citação indireta é o modo com o qual se evita o plágio ou a cópia; em favor da admissão da paráfrase textual de outro texto.

  3. 3

    Assim, segue algumas sugestões para se fazer uma citação indireta de maneira bem sucedida: a) é preciso, antes de tudo, ler e reler o texto original, até que haja segurança e liberdade de se parafraseá-lo livremente sem se desvincular do discurso genuíno que traz; b) não se usa aspas ou quaisquer outros marcadores gráficos na inserção desse tipo de citação no texto; c) é bom que se anote todos as informações referentes à fonte consultada: nome do autor, ano de publicação da obra, páginas lidas, editora, entre outros; pois essas serão necessárias ao corpo do trabalho; d) é preciso conferir sempre a procedência da citação para que ela possa ser mencionada corretamente tanto dentro do texto quanto na referência final do trabalho escrito.

Comentários
blog comments powered by Disqus