» Alimentos » Receitas » Como fazer coalhada

Como fazer coalhada

Galeria
Como fazer coalhada

Conhecida pelo seu aspecto puro e sensação de frescor quando consumida, a coalhada é um alimento que resulta da fermentação controlada do leite, é diferente do iogurte e do chamado leite talhado.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 colheres de sopa de coalho
  • 1 litro de leite do tipo A ou do tipo B
  1. 1

    O procedimento utilizado para se produzir a coalhada é bem mais simples do que se imagina. Os ingredientes utilizados e suas quantidades são: um litro de leite do tipo A ou do tipo B e duas colheres de sopa de coalho. Seu modo de preparo passa pelas seguintes etapas: coloca-se o leite em uma panela levada ao fogo até que ferva; após retirada do fogo, deve-se deixar que ela amorne até atingir a temperatura de cerca de quarenta e cinco graus. Simultaneamente, dilui-se o coalho em um pouco do próprio leite morno, juntando-o ao restante; é preciso que se mexa bem a mistura. Em seguida, coloca-se em um ou mais vasilhas o engrossado, tampa-se com um pano grosso, em uma camada de papel ou dentro de um isopor lacrado, de modo que se mantenha a temperatura elevada na panela. Deve-se deixar a mistura em repouso por duas horas na época do calor e por três horas na época do frio, sem mexer. Depois de coalhar, leva-se ao refrigeramento por duas horas antes do consumo.

  2. 2

    Algumas observações são importantes no que toca à produção da coalhada como por exemplo: sua criação advém da existência de um coalho, isto é, de um pouco de coalhada que foi feita em outra ocasião. Para isso, costuma-se usar iogurte natural que não seja diet ou desnatado. Quando fermentada por seis ou sete horas, a coalhada adquire um sabor suave, caso se deseje um paladar mais picante, recomenda-se que se mantenha descansada por mais cinco ou seis horas.

  3. 3

    De cada quinze ou vinte coalhadas feitas, apenas uma ou duas é feliz em sua resultante. Por conta disso, não se aconselha a produção de grandes quantidades da receita, pois dura bem pouco armazenada na geladeira. Além de ser um excelente regulador natural da flora intestinal, a coalhada pode ser saboreada com mel, açúcar, com as frutas preferidas, com alho e sal, em forma de coalhada seca, patê e até mesmo pura. Muitas pessoas utilizam a coalhada em lugar do creme de leite no preparo de alguns pratos, pois apresenta resultados semelhantes com um melhor valor nutricional.

Dicas e AVISOS
  • O tempo de preparo da receita é de pouco mais de um dia e o seu rendimento é de seis porções.
Comentários
blog comments powered by Disqus