» Hobby » Artesanatos Trabalhos Manuais » Como fazer cortinas com argolas: confira dicas

Como fazer cortinas com argolas: confira dicas

Galeria
Como fazer cortinas com argolas: confira dicas

Uma maneira interessante e fácil de montar cortinas é usando argolas. As cortinas feitas dessa maneira podem ser feitas nos mais diversos estilos e o que irá determinar isso, é o pano usado e o material das argolas e do varão. As argolas podem ser costuradas no pano da cortina ou presas por alças e laços. O pano usado precisará ter acabamento, então o primeiro passo será escolher o tecido a ser usado, fazer os acabamentos como bainhas, pregas e babados. Depois disso, basta prender as argolas e passa-las no varão já instalado na parede.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Com o tecido escolhido, nas medidas da janela, e com acabamento feito, pegue as argolas escolhidas. O número de argolas necessárias para a cortina dependerá do vão que você quer cobrir e também da quantidade de folhas que a cortina terá. A cortina pode ser composta de uma folha, de duas folhas que se encontram no centro da janela ou ainda de duas ou mais folhas colocadas em paralelo, em varões diferentes. Então, meça o tamanho da folha e calcule uma argola a cada 15 ou 20 centímetros.

  2. 2

    Para prender as argolas na cortina, marque com um lápis as distâncias entre o lugar de cada argola. Você poderá costurar a argola na cortina, usando uma linha grossa e uma agulha forte, porém tome cuidado para que a costura não apareça. Ou para um acabamento mais delicado, faça alcinhas de tecido ou de fita, pregue-as no local demarcado e arrame cada argola em uma alcinha, fazendo o acabamento com um laço.

  3. 3

    Assim que todas as argolas estiverem pressas à cortina, elas deverão ser encaixadas no varão. Para isso, duas opções são possíveis: a primeira maneira é simplesmente passar o varão por dentro de cada argola. Dessa forma a cortina, quando esticada, formará um painel liso e reto. A outra maneira é passar o as argolas de maneira alternada, de tal maneira que o varão entre por uma argola e sai por outra. Desse jeito, a cortina ficará com dobras em forma de ondas, causando um efeito diferente.

  4. 4

    As argolas e varões podem ser encontrados em materiais metálicos, em tons prata, dourado e envelhecidos, e também em madeira. Para os varões metálicos exite uma grande variedade de ponteiras a serem colocadas nas duas extremidades, que dão um toque especial. Uma dica é levar o tecido da cortina junto no momento em que for comprar o varão, para ver se combinam. Dependendo do efeito que você quer obter, as argolas poderão ou não serem do mesmo material que o varão.

Dicas e AVISOS
  • A distâncias entre uma argola e outra deve ser sempre a mesma.
Comentários
blog comments powered by Disqus