» Dinheiro » Procura por Emprego e Vida Profissional » Como fazer curriculo lattes

Como fazer curriculo lattes

Galeria
Como fazer curriculo lattes

O Currículo Lattes é elaborado nos moldes da plataforma Lattes, desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa (CNPq), e que é a base de dados sobre as informações das áreas de pesquisa e tecnologia. Para saber como fazê-lo, é necessário saber os seus aspectos básicos e o que o diferencial de um Curriculum Vitae, já que são currículos que são bastante distintos, o que incluir e para que posições de emprego que o Currículo Lattes é geralmente requisitado.
O currículo lattes, apesar de poder ser feito para qualquer profissão, é mais recomendada apenas para empregos acadêmicos, como professores ou outro cargo de ensino, pesquisadores, cientistas ou algum cargo no exterior. que indiquem um pouco mais exatamente sobre a vida acadêmica do indivíduo, quais as extensões que ele realizou, além de especializações e artigos científicos que tenha realizado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Tendo isso em mente, entre no site lattes.cnpq.br para cadastrar o seu currículo, no menu Cadastrar, no centro da página. Veja a imagem para tirar sua dúvida.

  2. 2

    Insira o seu e-mail e crie uma senha para ter acesso às informações de cadastro. Como o CV (Curriculum Vitae), você deve começar a fazer o Lattes escrevendo suas informações pessoais, sempre cadastrando suas informações e números sem qualquer ponto ou hífen. Tenha certeza de inserir importantes dados de parentesco (mãe e pai) exatamente como estão registrados na Receita Federal, pois qualquer erro invalidará sua inscrição.

    Na próxima aba (endereço e contato), cadastre as informações de endereço, e não esqueça de incluir o nome da Instituição de Ensino, se estiver cadastrando um endereço profissional. Passe para a próxima aba

  3. 3

    A terceira aba é onde você deve inserir as informações referentes à sua formação acadêmica. Coloque onde foi a Instituição de Ensino em que estudou, e também o ano de início e de término do curso. Se possuir alguma formação acadêmica ou extensão em curso, cadastre também as informação nos campos logo abaixo. Na aba de formação profissional, escolha "sim" se estiver empregado no momento.

    Por fim, a parte mais importante: escolha a área que deseja atuar no campo científico. Clique na lupa, e escolha a área e depois a sub-área para completar. Você inserir a proficiência com os idiomas que domina, antes de completar o cadastro. Certifique-se de preencher corretamente, pois mentir pode levar a complicações ao desenvolver a iniciação.

    Aceite o termo de adesão e compromisso, e seu currículo estará cadastrado. Se quiser alterar algo, basta entrar no mesmo site (lattes.cnpq.br) e clicar no campo "Atualizar".

Comentários
blog comments powered by Disqus