» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como fazer declaração

Como fazer declaração

Galeria
Como fazer declaração

Se tiver rendimentos que ultrapassem o valor estipulado na tabela do Imposto de Renda ou tem o imposto descontado na folha de pagamento, então deverá pagá-lo. As informações sobre valores exatos você pode encontrar no site da receita federal. Conheça aqui quatro situações em que você deve pagar.

Caso seus rendimentos tributáveis estejam sujeitos a ajustes na declaração de imposto de renda, a soma desses rendimentos deve ser acima de R$ 22.487,25.

Os seus rendimentos isentos durante o ano, que não foram tributados ou que tenham sido tributados exclusivamente na fonte, apontaram uma soma maior que a R$ 40.000,00.

Caso você tenha obtido em qualquer mês do ano, um ganho de capital provido por alienação de bens e direitos, nesta situação você está sujeito a indenização do imposto de renda.

Se você tiver obtido ganhos na bolsa de valores.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Entre no site da receita federal, a receita disponibiliza um software para download chamado Receitanet, o próprio software possui um tutorial chamado “instruções de pagamento”, este tutorial lhe fornecera informações de quais dados você deve fornecer e de como fazer esse fornecimento de dados de forma correta e rápida, maximizando seu tempo.

    O programa é auto-explicativo, ou seja, não é necessário ser um especialista em finanças para fazer a declaração do imposto de renda. O software irá fazer os cálculos necessários e lhe dirá se você receberá uma restituição do imposto de renda ou se deverá pagá-lo.

  2. 2

    Agora você já possui uma das informações mais importantes desse processo, que é o valor a ser pago a receita federal. Se dirija a alguma papelaria e compre o formulário DARF (Documento de arrecadação da receita federal). Neste documento a lacunas onde você preencherá o que é pedido com seus dados verdadeiros.

    Vá até alguma agência bancaria ou lotérica, de sua preferencia e confiança, e faça o pagamento do valor que foi emitido pelo software que você fez download no site da receita federal, o Receitanet. Você pode optar por mandar o formulário online, mas evite deixar para os últimos dias do prazo, pois sempre há congestionamento no site da Receita.

  3. 3

    Uma dica muito importante é a seguinte, guarde uma cópia do recibo de pagamento do imposto de renda dos últimos cinco anos, que você fez a declaração. Isso evitará problemas caso a receita federal peça a comprovação dos pagamentos, ou caso a receita federal cometa algum erro e você queira comprovar que fez a declaração do imposto de renda, para assim garantir seus direitos.

Comentários
blog comments powered by Disqus