» Dinheiro » Finanças Pessoais » Como Fazer Devolução de Imposto de Renda

Como Fazer Devolução de Imposto de Renda

Galeria
Como Fazer Devolução de Imposto de Renda

O imposto de renda, famoso IRRF ( retido na fonte), é o imposto mais negligenciado e odiado por muitos brasileiros. Trata-se de um imposto sobre seus ganhos financeiros.

O imposto é descontado sobre salário, ganhos não habituais, e quase todas as formas de se ganhar dinheiro no país, embora não seja uma quantia tão grande.

Portanto, em alguns casos, a receita federal dá inicio ao processo de restituição do imposto cobrado, ou seja, a devolução do valor, e para que isso seja levado a frente, é um processo simples e sem complicação:

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Você não fará esta restituição, você só precisa estar certo de que tem algo a ser restituído pela própria receita federal, e então, você se verá obrigado a aguardar o prazo deles das restituições.

  2. 2

    Esse procedimento de restituição não é algo simples para eles, como nenhum processo burocrático é no Brasil, devido a morosidade do sistema, então, tenha paciência, você vai precisar esperar o tempo deles, e ficar atento.

  3. 3

    Se você quiser conferir qual é a sua situação atual, é só pegar o número do seu CPF e ir até o site da receita federal, lá aparecerá a opção de resultado/restituição. Você deverá então digitar o número do seu documento no campo indicado, e a palavra de confirmação, presente logo abaixo deste campo, no segundo. Lembrando que o endereço do site, diretamente na opção que precisamos, é o seguinte: Receita Federal - Restituição.

  4. 4

    Então, quando o momento chegar, não se preocupe, pois existem muitas outras pessoas tão ansiosas ou até mais do que você. Todos querem receber as suas restituições, então se a Receita decide que é hora de liberar a restituição de tal ano, que deve ser o seu, os principais veículos de comunicação serão os primeiros a postar a noticia. Sairá em sites como o G1 e Exame, aparecerá em jornais de todos os tipos, agora está tudo certo.

  5. 5

    Então, ouviu-se a noticia, e agora você deverá voltar ao site da Receita Federal e digitar novamente o seu CPF naquele mesmo local indicado, e se a noticia que se teve conhecimento realmente estiver correta, você poderá notar que o próprio site vai te indicar exatamente o que você estava esperando. Restituição liberada.

  6. 6

    Sua restituição saiu, agora não é preciso ir para nenhum lugar, e nem dar entrada em nada, pois o sistema tem suas informações, e todos os anos você declara imposto de renda, informa uma agência e uma conta bancária sob sua responsabilidade. Apenas vá até o banco e retire o seu dinheiro.

Dicas e AVISOS
  • Esta restituição geralmente é paga em lotes do tipo: o primeiro lote da restituição 2012, então não se assuste se isso acontecer e lembre-se de sacar o dinheiro dentro de um ano.
Comentários
blog comments powered by Disqus