» Tecnologia » Software » Como fazer divisão

Como fazer divisão

Galeria
Como fazer divisão

A divisão é uma operação algébrica muito calculada no dia a dia. Ela é um dos instrumentos matemáticos mais simples que existem, junto com a soma a subtração e a multiplicação. Porém, elas podem se tornar bastante complexas quando transformadas em largas equações com muitas incógnitas. Mesmo assim, os métodos utilizados para calcular uma divisão entre números, envolvem conceitos não muito complexos e as suas definições com certeza já estão enraizadas no conhecimento humano. Com isso, podemos começar um breve passo a passo para facilitar a sua vida nas contas de dividir.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Conhecer os conceitos e as definições básicas é o primeiro passo para realizar a operação da divisão. Por exemplo, se eu quero dividir o número 242 por 2, chamados o 242 de dividendo, pois ele é o valor a ser dividido. O 2 será chamado de divisor pois ele é o número pelo qual se deseja dividir. O quociente será o resultado desta divisão. Neste caso, o número 242 é par e portanto, quando há a sua divisão pelo número 2, o resto será zero. Assim, dizemos que 242 é divisível por 2. Quando um valor não é divisível pelo outro, o resto será sempre diferente de zero. Desta forma, você aprende a fazer a divisão de dois números inteiros.

  2. 2

    A divisão consiste no "abaixamento" de valores. Tomando o exemplo anterior como referência, teremos que ir abaixando um por um, os valores maiores ou iguais a dois de cada unidade do número. Primeiro, iremos dividir a primeira unidade do 242 que no caso é o próprio 2. Assim se seguirá a divisão por partes. Quando um número tem muitas unidades como é o caso do valor em questão, a divisão irá funcionar desta maneira. Se por exemplo, tomarmos o valor 18 como dividendo para que ele possa ser dividido pelo 2, a divisão é direta pois, 18 já é um múltiplo do divisor em questão.
    Para a divisão apresentar um resto, tomaremos como exemplificação, a divisão de 45 por 2. Abaixa-se o 4 e depois o 5, no final o resto será 1 e o quociente será 22. Logo 45 não é divisível por 2.

  3. 3

    Como vimos anteriormente, a divisão pode ser aprendida através de dois números inteiros. Esta operação também pode envolver números decimais, ou seja, transformando porcentagem em frações. Um dos objetivos da divisão é exatamente formar frações, sejam elas inteiras ou fracionárias. No caso das porcentagem, elas formaram frações com numerador qualquer e denominador 100. Por exemplo, se pegarmos um valor de 30%, a operação fracionária se transformará em 30/100. Fazendo as simplificações corretamente, o resultado final será três décimos (3/10). No caso dos chamados "números não divisíveis" a fração será chamada de irredutível", caso contrário, as frações poderão ser reduzidas a números inteiros. Assim, poderemos supor que as irredutíveis possuem resto e as redutíveis não.

Comentários
blog comments powered by Disqus