» Alimentos » Receitas » Como fazer doce beijinho com leite em pó

Como fazer doce beijinho com leite em pó

Galeria
Como fazer doce beijinho com leite em pó

Os tradicionais 'beijinhos' que conhecemos atualmente têm uma história um tanto engraçada.
Como a maioria dos doces finos, os 'beijinhos' tiveram seu início nas mãos de hábeis freiras nas cozinhas dos conventos.
Naquela época, esses doces eram feitos com amêndoas e calda de água com açúcar, e receberam o nome (acredita-se que dado pelas próprias freiras) de 'beijo de freira'. Essa inspiração vêm dos sonhos e desejos mais íntimos do coração de todas as freirinhas que não estavam no convento por opção, ou talvez mesmo no das que estavam ali por opção, mas nem por isso deixaram de ser mulheres e terem seus desejos e medos.
Depois do século desessete, a receita recebeu outra cara no nordeste brasileiro. As amêndoas foram substituídas por ingredientes menos sofisticados e caros, a bem dizer, pelo côco; e a calda de água com açúcar por leite e açúcar, ganhando o doce o novo nome de 'beijo de côco'.
Já na segunda metade do século vinte, a receita foi renovada também, sendo acrescentado o leite condensado (que estava muito em voga naquela época), recebendo então o simples nome de 'beijinho' ou 'branquinho', virando o docinho tradicional de leite condensado que conhecemos nas festas.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Formas de papel na quantidade necessária.
  • Tacho ou uma panela de fundo grosso para não queimar.
  1. 1

    Ingredientes:

    - Uma lata de leite em pó de quatrocentos gramas.
    - Um vidrinho de leite de coco.
    - Uma lata de açúcar (faltando aproximadamente um dedo para encher).
    - Um pouco mais de cem gramas de coco ralado.

  2. 2

    Em uma bacia ou recepiente adequado misture o leite em pó, o leite de coco, o açúcar e o coco ralado. Leve à geladeira por cerca de quarenta minutos.

  3. 3

    Agora, em uma superfície limpa, vá enrolando a massa em bolinhas. Faça isso com toda a massa.

  4. 4

    Passe as bolinhas de beijinho no coco ralado, ou então em açúcar cristal ou até mesmo de confeiteiro. Coloque-os em forminhas de papel compradas ou feitas por você. Deixe na geladeira até a hora de servir.

Comentários
blog comments powered by Disqus