» Alimentos » Receitas » Como fazer doce caramelado

Como fazer doce caramelado

Galeria
Como fazer doce caramelado

No Brasil muitos doces são feitos usando o caramelado, também vulgarmente designado como caramelizado. O caramelado é o nome dado ao açúcar que foi derretido até ao ponto que fica caramelo e é geralmente utilizado para cobrir alguns doces.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Ingredientes:
    - meio quilo de açúcar;
    - 1 colher de chá de baunilha;
    - uma colher de sobremesa de margarina;
    - 25 gemas peneiradas;
    - 1 pouco de sal;
    - meio copo de água;

    Os ingredientes para a calda para caramelar são:
    - meio quilo de açúcar;
    - meia xícara de água;
    - meia xícara de chá de vinagre branco;
    - meia colher de sopa de glucose de milho;

    Pode usar variadas frutas secas para fazer a decoração, tipo:
    - Nozes partidas;
    - Tâmara;
    - Damasco;
    - Cerejas.
    - Ameixa.

  2. 2

    Modo de Preparação:
    Primeiro tem-se de fazer a preparação do recheio, tendo de juntar com a canela, a água, o açúcar e a baunilha, levando tudo isto ao fogo e deixando que ferva durante mais ou menos 12 a 15 minutos. Enquanto isto não atingir o ponto de borbulhar não mexa mais. Quando borbulhar, então pode retirar do fogo e deixar que esfrie.
    Em seguida, e não se esqueça somente quando a calda estiver fria, podem ser adicionadas as gemas, juntando também a margarina e apenas um pouco de sal. Após isso, pode então levar novamente ao fogo e agora terá mesmo de mexer sempre para que esta massa não grude no fundo da panela. Depois, deve deixar esfriar para que assim possa modelar as bolinhas decorando-as a como mais gostar.
    Nota: Nesta altura pode colocar em cima das bolinhas, as nozes e cerejas. Mas se preferir usar ameixa, tâmara ou damasco, tem que enrolar tudo junto. Após a adição destes ingredientes tem que deixar secar durante 24 horas e depois pode banhar na calda para caramelar.
    Depois pode se fazer a calda para caramelar. Em outra panela deve ser colocado o açúcar, o vinagre, a água e a glucose e assim pode levar ao fogo, deixando ferver durante aproximadamente 12 a 15 minutos até atingir o ponto de fervura. Quando verificar que atingiu o ponto desligue o fogo e com o auxílio de um palito deve espetar nas bolinhas e pode então deitar a calda por cima das bolinhas, retirando o excesso de calda.
    Após ter banhado as bolinhas uma a uma, deve untar uma pedra com a margarina e colocar rodas as bolinhas lá e deixe que elas esfriem.

Comentários
blog comments powered by Disqus