» Alimentos » Receitas » Como fazer doce com leite azedo

Como fazer doce com leite azedo

Galeria
Como fazer doce com leite azedo

O leite é um alimento rico em vários tipos de proteínas, e é um alimento que, de acordo o seu manuseio e a mudança de temperatura, ele pode acabar ficando azedo. Então o que fazer com ele quando uma grande quantidade de leite fica azedo? Jogar fora seria um grande desperdício, então nada melhor do que um bom doce de leite azedo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • colher de pau
  • cravos da Índia
  • ovos
  • leite azedo
  • leite condensado (opicional)
  • bicaronato de sódio
  • açucar
  • canela em pau
  • panela grande
  1. 1

    Despeje todo o leite azedo, em uma panela grande e aberta. Em seguida, leve ao fogo alto e espere ferver. Quando levantar fervura, acrescentar açúcar e seguir mexendo. Nunca deixar de mexer, para dar o ponto correto.
    Após acrescentar açúcar coloque alguns pauzinhos de canela, e alguns cravos da índia, e para dar uma cremosidade no doce acrescente meia colher de bicarbonato de sódio (encontrado em farmácias e/ou supermercados) para cada litro de leite. Não deixe de mexer a panela nem um segundo, pois o doce poderá desandar ou até mesmo queimar devido a alta temperatura.
    Leva-se um tempo bem maior, (dependendo da quantidade de leite) do que quando estamos esperando ele ferver, só que nesse caso não se pode abandonar a panela e nem a colher de pau. Mexa sempre para ele dar o ponto.
    O doce estará pronto quando estiver com uma cor dourada, e cremosa. Acrescente uma pitada de café em pó para não ficar enjoativo.

  2. 2

    Pode-se seguir todos os passos da receita acrescentando três gemas de ovos para cada litro de leite, para dar mais cremosidade e sabor.
    Bata as três gemas no liquidificador por 3 minutos e acrescente junto com os outros ingredientes. Esse ficará parecendo ambrosia, porém feita com o leite azedo.
    Pode-se também acrescentar uma lata de leite condensado para cada dois litros de leite. Quando o doce estiver perto do ponto (nesse caso quando o doce começar a ficar dourado) despeja-se a lata e mexa bem até ele alcançar o ponto, e acrescente algumas gotas de essência de baunilha.
    Você também pode fazer a receita com um leite que foi azedado propositalmente. Acenda o fogo, e quando o leite estiver quase levantando fervura, acrescente o suco de dois limões. Desligue o fogo e deixe o leite em temperatura ambiente até ele ficar azedo, isso ocorrerá quando o leite estiver meio talhado, em seguida, siga a receita e tudo dará certo também.
    Por fim coloca-se todo o doce em um pote de vidro. Agora esta pronto e você não precisa conservar na geladeira, ele pode ficar em temperatura ambiente que não estragará. Então é só deliciar-se com esse maravilhoso doce de leite azedo.

Comentários
blog comments powered by Disqus