» Alimentos » Receitas » Como fazer doce cristalizado

Como fazer doce cristalizado

Galeria
Como fazer doce cristalizado

Os doces cristalizados são excelentes opções de sobremesa. Algumas regiões do país, em especial Minas Gerais, são conhecidas pela produção dos doces cristalizados. Nas receitas, os frutos são cozidos, submersos em calda de açúcar e água polvilhados com açúcar cristal. As frutas que podem se tornar doces cristalizados são as mais diversas como o abacaxi, figo, mamão verde, mamão maduro, laranja, limão e de abóbora. Embora o doce seja amplamente comercializado, é possível fazê-lo em casa.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Fruta grande, a gosto, para ser cristalizada
  • Açúcar
  • Panela funda com tampa
  • Água
  • Pirex com tampa
  • Leite
  1. 1

    Escolha um fruto para fazer o doce. Caso o fruto tenha casca, após lavá-lo, retire as cascas e corte em pedaços ou fatias padronizados. Coloque os pedaços em dois litros de água e deixe descansar por cerca de meia hora. Ao mesmo tempo, coloque um litro e meio de água para ferver. Quando a água estiver borbulhando, mergulhe os pedaços da fruta. É necessário que a água esteja bem quente, a fim de dar uma brusca mudança de temperatura na fruta. Tampe a panela. Deixe a água ferver por dez minutos com as frutas. Quando desligar o fogo, espere esfriar e retire a frutas com cuidado. Com ajuda de uma faca ou colher, retire o miolo ou poupa da fruta e reserve.
    Para fazer a calda, coloque água para ferver em uma quantidade suficiente para submergir os pedações da fruta com açúcar e leite. A quantidade de açúcar pode variar entre meio e um quilo. Quando a mistura ferver, retire o excesso de espuma. A mistura no fogo deve ir até o ponto em que a mistura visca firme e é possível puxar, conhecido como "ponto de bala". Coloque os pedaços da fruta e deixe ferver mais um pouco. Retire o doce do fogo e coloque-o numa vasilha, que não deve ser de alumínio. Deixe a massa de doce descansar até o dia seguinte, quando deverá ser levada ao fogo novamente. Assim que for fervido, deve-se retirar os pedaços da fruta e colocá-los numa vasilha com tampa. A mistura deve descansar até o dia seguinte. Em geral, o mesmo processo é repetido por mais duas vezes, a fim de desidratar a fruta. Depois de pronta, escorrer a calda, passar os pedaços de fruta em açúcar cristal e deixar secar. Muitos doceiros usam a calda gerada na receita para produzirem doces como balas e pirulitos.

Comentários
blog comments powered by Disqus