» Alimentos » Receitas » Como fazer doce de abacaxi

Como fazer doce de abacaxi

Galeria
Como fazer doce de abacaxi

O Abacaxi é uma planta nativa da américa do sul, brasileiríssima.
O nordeste brasileiro foi um dos primeiros lugares do mundo onde houve cultivo de abacaxi. E posteriormente, tanto portugueses (que o levaram para as Antilhas) quanto os espanhóis (que além da Espanha o levaram também para as Filipinas) entraram em contato com esse pseudo-fruto.
Já era conhecido dos índios sul americanos, e comido tanto sem preparo especial quanto em bebidas fermentadas.Com a vinda dos colonizadores sua difusão foi também muito rápida em países como a África e a Ásia, e durante muito tempo foi considerado como artigo de luxo na mesa da nobreza européia, sendo cultivado inclusive em estufas. Atualmente o Havaí é um grande produtor, chegando a produzir cerca de 5 toneladas por ano.
É um alimento excelente para ser consumido no verão, pois possui a propriedade de hidratar o organismo. Possui também propriedades diuréticas, melhora a circulação sangüínea, é bom para dores de cabeça e garganta, desentoxica o organismo, é fonte de fibras e possui magnésio, ferro, tiamina, folato, vitamina C e B6.
Na culinária é muito utilizado para amaciar carnes, preparar drinks (como o drink mexicano "Piña Colada") e doces.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 2 1/3 xicaras de açúcar cristal.
  • Bicarbonato de sódio (uma pitada).
  • 10 xícaras de chá de água.
  • 3 abacaxis maduros.
  1. 1

    Modo de preparo:

    Descasque o abacaxi, retire o miolo, e então corte-o como preferir. Pode ser em rodelas, ou então picado, por exemplo.

  2. 2

    Ponha 8 xícaras de água na panela para ferver. Então junte o bicarbonato e deixe o abacaxi fervendo na água por mais ou menos cinco minutos. Retire e escorra os pedaços do abacaxi e reserve num prato.

  3. 3

    Agora, jogue fora a água da fervura e, podendo utilizar a mesma panela coloque 3 xícaras de água e adicione o açúcar; Deixe pegar o ponto sem mexer, e então desligue.
    A seguir, acrescente os abacaxis, ligue o fogo novamente e deixe tudo cozinhando por mais 15 minutos.

Dicas e AVISOS
  • Para saber se um abacaxi está maduro, tente arrancar ou cortar as folhas da coroa. Se saírem com facilidade é sinal de que já maturou. A cor da casca não pode ser utilizada como referência.
Comentários
blog comments powered by Disqus