» Alimentos » Receitas » Como fazer doce de cidra

Como fazer doce de cidra

Galeria
Como fazer doce de cidra

A cidra é um fruto cítrico, grande e azedo que é muito usado para fazer doces e compotas devido à sua carne fibrosa. Graças ao seu sabor acentuado é necessário ter alguns cuidados na preparação dos doces para que eles não apresentem um sabor amargo ao contrário do que é pretendido.
O doce ou a compota de cidra é uma boa opção para sobremesas ou entradas.

Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 Quilograma de casca de cidra ralada.
  • 800 Gramas de açúcar para fazer a calda.
  • Sal em quantidade necessária.
  • 1 Litro de água a ferver para a calda.
  1. 1

    Antes de começar o seu doce de cidra é necessário e indispensável retirar o amargo que é caraterístico desta fruta. Para o conseguir é necessário que proceda da seguinte forma:
    Passe sal grosso em quantidade abundante na casca da cidra de forma a conseguir ferir a casca. Depois deixe as cidras a descansar pelo menos durante duas horas com o sal.
    Ao fim desse tempo lave bem as cidras em água corrente para retirar os resíduos de sal.

  2. 2

    Em seguida pegue um ralador e com cuidado rale as cascas das cidras mas, sem chegar à parte interna (gomos) das mesmas. Tenha em atenção que deve aproveitar toda a casca da cidra incluindo a parte branca.
    Lave de novo muito bem toda a cidra ralada, passando por várias águas. No final coloque a cidra ralada dentro de uma taça e despeje-lhe água em quantidade para que esta fique submersa e deixe de molho pelo menos 24 horas. Durante este tempo deve trocar várias vezes a água onde a cidra se encontra de molho.
    No dia seguinte leve uma panela com água e a cidra ao fogo e deixe ferver. Quando levantar fervura desligue o fogão e escorra a água. Repita este processo mais uma ou duas vezes.

  3. 3

    Agora que já tem a cidra pronta para ser usada passe à fase seguinte. Despeje numa panela a água e o açúcar mexendo bem para que este se derreta. Leve ao fogo moderado e deixe ferver durante 15 a 20 minutos. Quando o açúcar estiver completamente dissolvido junte a cidra e ferva durante 30 minutos.
    A calda deve engrossar e a cidra deve ficar macia podendo ser necessário deixar o preparado mais tempo no fogo. Deixe esfriar um pouco e distribua o doce pelos frascos de vidro. Deixe arrefecer completamente e coloque na geladeira.
    Pode servir este doce acompanhada de queijo fresco.

Dicas e AVISOS
  • Se optar por usar cidra pré-cozida retire-a da embalagem e deixe de molho em água fria durante cinco minutos. Depois é proceder de igual forma com a água a ferver.
Comentários
blog comments powered by Disqus