» Alimentos » Receitas » Como fazer doce de figo

Como fazer doce de figo

Galeria
Como fazer doce de figo

A figueira é uma árvore originária do próximo oriente, podendo chegar a 10 metros de altura, e possui raízes muito fortes. Porém nas plantações comerciais é comum manter as figueiras pequenas. Os figos são infrutescências, ou seja, não são frutos verdadeiros, mas estruturas na qual se encontram vários pequenos frutos; assim como o morango e o abacaxi por exemplo; porém ficaram popularizados como frutos. Possuem muitas variedades, e sua cor pode variar bastante, geralmente entre o verde e o roxo. São bastante populares desde a antiguidade, consumidos frescos ou em compotas. As variedades do chamado "figo de mesa" são comercializadas para serem comidas frescas, e tem uma textura mais tenra. Já as variedades utilizadas para fazer o figo seco (um dos principais produtos do figo, tendo grande durabilidade) e a maioria das compotas possuem uma pele mais espessa, e amadurecem mais rápido do que as variedades do figo de mesa. Atualmente países que se destacam pela produção de figo são a Turquia, e na europa a Espanha. Figos podem ser utlizados para a fabricação de diversas coisas, desde licores, doces, pastas e até farinhas que podem ser utilizadas como uma espécie de subistito do café, assim como a cevada.
Geralmente os figos frescos não costumam se conservar por mais de 3 dias, por isso sua utilização na grande maioria é feita por meio de produtos como conservas. A seguir, uma deliciosa receita de doce de figo em calda.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 3 xícaras de água para a calda.
  • 700 gramas de açúcar cristal.
  • 500 gramas de figo verde.
  1. 1

    Lave bem os figos. A seguir faça um corte de cruz na parte de baixo de cada um, ou um pequeno corte na parte de cima. Após isso deixe-os de molho em uma bacia por algum tempo, até ficarem completamente limpos. Esse processo serve para tirar o excesso de "leite" do figo.

  2. 2

    Agora é a hora de retirar a "pele" do figo, para que o doce possa ficar mais macio. Há algumas maneiras que você pode fazer isso. Por exemplo:

    1- Congelamento: Deixando-os cozinhar por uns cinco minutos e depois deixar no congelador por algumas horas. Após isso, lavar os figos em água corrente, a pele soltará fácil.
    2- Raspagem: Pegue uma "faca com serrinha" e raspe a pele figo por figo. É o processo mais trabalhoso, mas o doce fica muito bonito.
    3- Lixando: Você pode colocar os figos dentro de um saco de tecido com açúcar grosso, e então ir esfregando a sacola. Esse processo "lixa" os figos, pois o açúcar faz um papel de esfoliamento. Você deve ter cuidado para não esmagar os figos ou para não machucá-los demais, essa é a desvantagem.

  3. 3

    Deixe os figos já sem pele cozinhando por 15 minutos com bicarbonato de sódio (uma colher de chá) para tirar o resto de "leite" que eventualmente possa ter sobrado.
    Enquanto isso vá preparando a calda de açúcar.
    Para fazer a calda você também tem algumas opções que podem variar de acordo com seu gosto. Uma sugestão é:

    1- Adicione um pouco da água na panela na qual irá fazer a calda e um pouco do açúcar separado, de forma que o açúcar não fique "boiando" nem se dissolva na água, formando uma consistência pastosa. Ligue o fogo baixo e mexa.
    2- A medida que a água for secando e o açúcar endurecendo, acrescente mais água, e eventualmente mais açúcar até completar toda a quantidade de açúcar destinada para a receita.
    3- Por fim, vá mexendo essa mistura e acrescentando água de tempos em tempos para não secar, até pegar o ponto de calda.

  4. 4

    Agora que a calda está pronta, retire os figos da panela em que estavam cozinhando, lave bem (de preferência com água morna) ou escalde, para tirar bem o gosto do bicarbonato de sódio. Então, adicione os figos à calda e deixe cozinhando até a calda engrossar novamente.
    Deixe esfriar, transfira para outro recepiente (forma ou pote) e guarde na geladeira.

Dicas e AVISOS
  • Use luvas de latex quando estiver lavando e cortando os figos. Pois o "leite" do figo irrita a pele.
Comentários
blog comments powered by Disqus