» Alimentos » Receitas » Como fazer doce de leite com leite condensado

Como fazer doce de leite com leite condensado

Galeria
Como fazer doce de leite com leite condensado

Não se tem ao certo a origem do doce de leite, mas está ligada com a produção de cana-de-açúcar nas ilhas ibéricas atlânticas no séc. XV, e no Brasil a partir do séc. XVI, tendo seu uso na conservação do leite e outros produtos orgânicos.

As variações mais conhecidas são a pastosa e a sólida, mas para agradar vários tipos de paladares, existe uma grande variedade de doces de leite, os mais cremosos para recheios de bolos e tortas, mais durinho em ponto de corte, os saborisados com frutas, os mais conhecidos são os de ameixa, morango e coco.

O doce de leite também é conhecido por outros nomes, arequipe na Venezuela e Colômbia, confiture de lait na frança, cajeta na América Central e México, é chamado assim por associação as caixinhas de madeira onde são vendidos, dulce de leche na Epanha, e mumu na região sul do Brasil.

No Brasil o doce é produzido em escala industrial por muitas empresas de laticínios, e sua produção artesanal é feita por muitas empresas de menor porte, principalmente no estado de Minas Gerais.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Panela de pressão
  1. 1

    Como variação do tradicional doce de leite, não precisa de muita habilidade, apenas ficar atento com o tempo de cozimento.

    Ingredientes:

    - 1 lata de leite condensado
    - Água

  2. 2

    Modo de preparo:
    Retire o rótulo de papel e lave a lata, coloque a lata de leite condensado na panela de pressão e cubra com água acima de 2 dedos da lata.

    Feche a panela e leve ao fogo alto, após iniciar a fervura diminua para fogo médio e deixe cozinhar por 40 minutos.

  3. 3

    Após os 40 minutos desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente, quando toda pressão tiver saído, retire a lata e deixe esfriar durante 3 horas, ou para acelerar o processo coloque a lata dentro de uma tigela e cubra com gelo e água bem gelada e deixe descansar por 20 minutos.

Dicas e AVISOS
  • Não abra a lata antes das 3 horas, pois pode estourar devido a pressão.
Comentários
blog comments powered by Disqus