» Alimentos » Receitas » Como fazer doce língua de sogra

Como fazer doce língua de sogra

Galeria
Como fazer doce língua de sogra

Todos os docinhos tradicionais que vemos em festa, a bem dizer são o fruto da criatividade e inspiração de nossas ancestrais, bem como todas as mulheres em geral. Os índios e escravos negros não tinham o hábito de incluir açúcar na sua dieta, e seu legado culinário se restringiu mais às receitas de sal. Os doces ficaram a critério das sinhás e suas escravas caseiras.
Durante tanto o período de colonização quanto após a independência do Brasil, as mulheres continuaram ainda por muito tempo tendo sua liberdade de expressão e decisão tolhidas, só podendo se expressar plenamente na maioria dos casos na cozinha. Então, nesse espaço, a criatividade e as emoções poderiam ser liberadas completamente, e se transformavam nas pequenas iguarias que colocamos hoje em nossas mesas de festa, recebendo também nomes bem interessantes que acentuam mais ainda essa expressão das ideias e sentimentos femininos.

Instruções

Coisas que você precisa

  • 4 gemas.
  • Cerca de 600 gramas de farinha de trigo.
  • 60 gramas de fermento biológico.
  • 100 gramas de coco ralado.
  • 1 pitada de sal.
  • 100 gramas de margarina.
  • 2 colheres de leite em pó.
  • Geléia de damasco, damascos ou ameixas secas.
  • 180 gramas de açúcar.
  1. 1

    Misture meio copo de água com 50 ou 100 gramas da farinha de trigo que separou e todo o fermento (a água deverá ser fria ou no máximo morna, pois senão o fermento não surte efeito). Misture bem com as mãos. Irá ficar uma massa meio esponjosa. Reserve.

  2. 2

    Após a fermentação ter ocorrido (você vai observar que a massa vai ter aumentado de volume, basicamente duplicado), acrescente 80 gramas de açúcar, as duas colheres de leite em pó, o sal, a margarina, 2 gemas e a farinha de trigo restante. Então deixe descansar por cerca de 20 minutos.

  3. 3

    Depois de ter deixado a massa repousar por 20 minutos, divida-a em 8 partes, enrolando-as. Pincele com ovo todos os rolinhos da massa.

  4. 4

    Agora para fazer a cobertura:

    Misture os seguintes ingredientes:

    - 100 gramas de coco ralado.
    - O restante do açúcar (100 gramas).
    - As 2 gemas restantes.
    - Água até que a mistura fique cremosa.

    Então aplique a cobertura nos rolinhos e espere cerca de meia hora.

  5. 5

    Pré-aqueça o forno a 180 graus e então coloque os docinhos para assar por cerca de 15 a 20 minutos. Então, retire os docinhos e acrescente agora a geléia de damasco, ou então "fure-os" com ameixas secas ou damascos.

Dicas e AVISOS
  • Como a receita leva várias pinceladas de ovo e cozinha só por cerca de 15 a 20 minutos no forno, tenha cuidado e certifique-se de que os ovos utilizados estavam guardados de maneira adequada.
Comentários
blog comments powered by Disqus