» Tecnologia » Software » Como fazer efeitos especiais

Como fazer efeitos especiais

Galeria
Como fazer efeitos especiais

Se você trabalha com edição e produção de video ou simplesmente faz desta arte um lazer, veja abaixo um passo a passo de como fazer efeitos especiais em vídeos.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente você necessitará de um editor de vídeo. Existem atualmente vários sites de downloads que disponibilizam estes programas gratuitamente, certifique-se de que o download em questão é autorizado para que você não cometa nenhuma ação ilegal.
    Com o programa devidamente instalado, abra-o em sua página inicial. Você verá que há um espaço central onde o video em questão ficará e uma série de ferramentas ao lado (praticamente todos os editores seguem este mesmo padrão). Como a disponibilidade de ferramentas é muito variada não há como explicar passo a passo o modo de fazer cada efeito especial, porém algumas regras básicas servem para praticamente todos.

  2. 2

    O segundo passo é o modo como você grava o video. Em geral os efeitos são realizados através de 2 takes de imagem, ou seja, é necessário gravar 2 vídeos porém estes 2 devem ser exatamente iguais ou possuir algo que varia relativamente de acordo com o efeito. Um bom exemplo disso é o efeito "invisível", ele permite fazer com que objetos fiquem exclusos da imagem mesmo que eles estiverem nela no momento que esta foi gravada. Geralmente ela "recorta" os objetos das cores azul e verde (há uma regulagem para a escolha da cor), para isso antes de colocar o efeito, você deve gravar um video de alguns segundos ou tirar uma foto do local que o mesmo será realizado. Após salvar esta imagem, você deve gravar outro novamente só que desta vez com a ação desejada, sendo assim, quando você coloca um video sobreposto ao outro e adiciona o efeito, o objeto em questão reflete a imagem do primeiro video fazendo com que este pareça invisível. A mesma técnica é aplicada aos efeitos de clonagem, teletransporte, aparição de pessoas, adição de elementos como raio, fogo e explosões, entre outros.

  3. 3

    O terceiro passo é dar total atenção ao posicionamento dos objetos e à iluminação, uma vez que se um destes elementos estiver desalinhado ele pode estragar completamente o efeito especial de seu video dando ar de editoração amadora e mal feita.
    É viável que você grave o primeiro video e logo após grave o segundo, para que não haja uma alteração no ambiente provocada pela iluminação do sol, caso contrário seu trabalho final teria takes mais claros e takes mais escuros, fazendo com que este tenha uma estética desagradável.
    Contudo a parte principal de se fazer um efeito especial é que seja o mais real possível e para isso o foco nos detalhes básicos são primordiais para que seu vídeo saia como desejado.

Comentários
blog comments powered by Disqus