» Alimentos » Receitas » Como fazer enroladinho de salsicha

Como fazer enroladinho de salsicha

Galeria
Como fazer enroladinho de salsicha

O enroladinho de salsicha é um salgadinho muito simples de fazer e que render bastantes porções, o ideal para uma festa ou celebração entre amigos.

De seguida aprenda como fazer enroladinho de salsicha passo a passo.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 1 xícara de leite morno
  • 30 gramas de manteiga sem sal e em temperatura ambiente
  • 500 gramas de farinha
  • 1 colher de sopa de fermento seco para pão
  • Orégano ou sementes de gergelim para polvilhar
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • 1 colher de sobremesa rasa de sal
  • 1 ovo batido para pincelar
  • 500 gramas de salsicha (12 salsichas)
  • 1 ovo grande
  1. 1

    Preparando a massa para o enroladinho de salsicha:

    Coloque a farinha dividida em duas partes em duas vasilhas. Em uma delas adicione a manteiga e o sal. Na outra junte o açúcar, o ovo batido. Misture o fermento com o leite morno e adicione esta mistura à segunda vasilha, a com o ovo mexendo com força e bem para que a massa fique elástica e levantando bolhas. Caso a massa fique pesada e grossa adicione mais um pouco de leite morno. Por fim, junte o conteúdo da primeiro vasilha, a que contém a manteiga e o sal, ficando assim a massa completa. Misture bem até todos os ingredientes ficarem bem incorporados.

    Despeja a massa em uma superfície limpa e polvilhada de farinha e comece sovando-a, por 15 a 20 minutos. Faça uma bola com a massa, coloque em uma vasilha e cubra com filme plástico, deixando-a repousar em um local protegido do calor e da luz, por 30 a 40 minutos, até que dobre o seu volume.

  2. 2

    Passado o tempo necessário, retire a massa da vasilha e divida em 12 pedaços. Enquanto trabalha a massa, tenha em atenção a utilização de um pano úmido para cobrir a massa, evitando que esta seque. Modele os pedaços de massa em bolinha e comece esticando, formando um cordão. Repita o processo nos restantes pedaços até que cada um tenha cerca de 30 centímetros de comprimento.

    Pré aqueça seu forno a 180 graus.

    Pegue em uma salsicha e enrole o cordão de massa em sua volta, dando 4 ou 5 voltas. Tente deixar as pontas da salsicha de fora, para dar um bonito visual no produto final. Repita o processo em todas as salsichas até ficar sem ingredientes.

    Vá colocando o enroladinho de salsicha na assadeira untada e enfarinhada enquanto os faz.

  3. 3

    Pincele cada enroladinho de salsicha com o ovo batido e polvilhe com orégano ou sementes de gergelim. Leve a assar por cerca de 30 minutos ou até ficarem com uma coloração dourada. Deixe esfriar antes de saborear.

    Bom apetite!

Comentários
blog comments powered by Disqus