» Tecnologia » Software » Como fazer equação do 1 grau

Como fazer equação do 1 grau

Galeria
Como fazer equação do 1 grau

A matemática foi um dos principais estudos de pensadores da Grécia antiga e em outras parte do mundo. Com o surgimento das ferramentas para fazer cálculos e de fórmulas matemáticas para se elaborar resultados, os primeiros estudiosos da área criaram diversas equações que tinhas suas respectivas representações.
A equação do primeiro grau foi uma das primeiras fórmulas a serem desenvolvidas. Sua equação representada por ax + b = y têm um desenho gráfico próprio: Uma reta. As letras a e b representam os chamados coeficientes angular e linear, respectivamente. Para começar a resolvê-las, o primeiro passo é conhecer a sua essência.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A equação do primeiro grau é assim chamada pelo fato de que o x tem expoente igual a 1. Se a incógnita x tivesse expoente igual a 2, seria uma equação do segundo grau e assim por diante. Tomando como referência a potência, a sua resolução nos facilitará e muito.
    Para dar o primeiro passo em direção a descoberta dos resultados dessa equação, iremos tomar os valores de a e de b como as nossas principais referências. Como já foi dito, "a" e "b" são coeficientes e para descobrí-los basta fazer x=0 e y=0 respectivamente, pois a letra "a" indica graficamente que a reta está tocando o eixo do y em um valor inteiro quando o valor de x é o próprio zero. Da mesma forma, "b" representa em qual valor inteiro a reta toca o eixo x enquanto o valor de y é exatamente o zero.

  2. 2

    Descobrindo o valor de "a" e de "b", já será possível construir a reta que representará a equação do primeiro grau. O ideal é conferir se todos os valores encontrados estão dentro do chamado domínio da função. O domínio é um conjunto dos valores de y que satisfazem a equação para cada valor de x encontrado. Para achar o domínio da função, basta substituir os valores de x na equação principal e verificar se estes valores correspondem aos resultados de y previamente dados na própria fórmula de primeiro grau.

  3. 3

    Para exemplificar os passos já sugeridos para a resolução da equação do primeiro grau, vamos tomar uma fórmula qualquer: 4x + 10 = 1. A partir da função, já será possível concluir que o valor de a é igual a 4 e o valor de b =10. Isso acontecerá se a equação tiver apenar uma variável x. Se a equação possuir duas variáveis como x e y, teremos que atribuir valores para "a" e para "b" tomando o valor zero para as duas incógnitas.

Comentários
blog comments powered by Disqus