» Tecnologia » Software » Como fazer equações fracionárias

Como fazer equações fracionárias

Galeria
Como fazer equações fracionárias

Os alunos encontram muitos desafios quando o assunto é aprender matemática. São milhões de equações, representações gráficas, cálculos com duas variáveis, etc. Mesmo assim, existe o lado bom das contas pois, cada função possui formas diversas para serem resolvidas.
As equações fracionárias são fórmulas que representam as divisões do dia a dia. Parece simples e é, mas existem formas alternativas para se resolver a função. Para aprender algumas dessas alternativas, basta seguir o passo a passo de cada uma delas, o que é muito importante para o aprendizado.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Para começar, nem todos os problemas de fração possuem incógnitas x ou y. Porém, se eles possuírem pelos menos uma dessas variáveis, o essencial será isolá-las. Isolando o x ou o y da fração, já que uma igualdade deverá estar inserida na função, a equação estará praticamente resolvida e você encontrará a raiz da equação, ou seja, o valor da variável que estiver dentro da equação. Nesse caso, a equação deverá apresentar a incógnita no denominador apenas, para que a chamada "multiplicação cruzada" possa ser realizada com sucesso.

  2. 2

    Quando uma equação fracionária tem variável no denominador, mas a "multiplicação cruzada" não pode se utilizada, a solução será usar o conhecido "mmc". O mmc é o máximo múltiplo comum. Quando tirarmos o mmc, o x ou o y deverá ser o denominador de todas as fracões envolvidas no problema. com isso, já será possível utilizar o método da "multiplicação cruzada" para isolar a incógnita em questão e achar a raiz da equação, possibilitando a sua resolução.
    Caso a variável a ser descoberta estiver no numerador, o mesmo método poderá ser aplicado sem problemas, a fim de transferir o x ou y para apenas um lado da igualdade fornecida.

  3. 3

    Existem aquelas equações fracionárias que complicam a vida de qualquer um. Quando elas são introduzidas com duas incógnitas, elas culminarão em equações do primeiro ou segundo grau. Estas sãos mais simples de resolver do que as do terceiro, quarto ou ate quinto grau, pois cada uma delas possuem métodos alternativos já conhecidos para tal resolução.
    Uma equação com duas incógnitas no denominador, dará em uma fórmula de reta, ou seja, uma função de primeiro grau. Se as variáveis estiverem tanto no numerados quanto no denominador, poderá aparecer uma equação de segundo grau quando os valores de x e y forem multiplicados e isolados. Para resolver uma equação de grau dois, basta aplicar o método conhecido por "Bhaskará" e as duas raízes da fórmula fracionária serão encontradas.

Comentários
blog comments powered by Disqus