» Alimentos » Receitas » Como fazer file de merluza

Como fazer file de merluza

Galeria
Como fazer file de merluza

Peixes fazem parte de uma alimentação saudável do dia a dia, por grande quantidade de vitaminas, principalmente a vitamina E, e por ser uma carne com baixíssima quantidade de gordura.
O filé de merluza é um peixe muito saboroso, com pouca quantidade de espinha e muito fácil de fazer e possui pouca quantidade de espinhos, além de ser muito em conta. Ele pode ser feito frito, assado, cozido e empanado.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • 10 filés de merluza
  • 1 cabeça de alho
  • 1kg de batata
  • 2 pimentões verdes fatiados
  • 1 maço de cheiro-verde picado bem fino
  • 1/2kg de cebola em rodelas
  • 1 xícara (chá) de azeite de oliva
  • 1 xícara (chá) de azeitona preta
  • 1kg de tomate
  • 2 pimentões vermelhos fatiados
  1. 1

    Descasque as batatas e as cebolas, e corte-as em rodelas médias. As cebolas podem ser cortadas em rodelas mais finas, para que quando cozinhe ela “dissolva” e deixe apenas o gostinho. Com a ajuda de uma faca, retire a pele e as sementes do tomate e corte em cubinhos.
    Tire a casca dos alhos, corte o alho ao meio e passe em um moedor. Você pode optar por usar o alho espremido ou apenas cortado ao meio. Coloque em uma panela, regue com azeite e frite-os em fogo baixo até que fiquem dourados. Escorra o azeite do alho e reserve os dois.

  2. 2

    Em uma panela que possa ir à mesa, para você preparar e servir na mesma panela, e economizar tempo, faça camadas de azeite, sem o alho, tomate, pimentões, cebola, batata, cheiro-verde, e o filé de merluza, até que tenha terminado todos os ingredientes. Para finalizar, a última camada deve ser feita com tomates, cebola, pimentão, cheiro verde e azeite.
    Para complementar, você pode usar outros vegetais de sua preferência como berinjela, couve-flor, entre outros.

  3. 3

    Feche bem a panela e coloque-a ao fogo baixo, sem colocar água, pois o peixe solta um pouco de água e quando as batatas estiverem quase cozidas, acrescente as azeitonas. Quando estiver bem cozidas e macias, adicione o alho frito e sirva acompanhado de arroz branco e salada. Essa é uma receita ótima para quem está de dieta, pois contem baixas calorias e é muito saborosa.
    Com essa receita, você pode inventar variações, de acordo com o seu gosto. Você pode acrescentar molho de tomate, temperar os filés com o suco de dois limões e pimenta do reino, cozinhá-los na panela de pressão e até fritá-los e depois colocar os vegetais cozidos por cima, depende de sua criatividade e preferência.

Comentários
blog comments powered by Disqus