» Hobby » Artes e Entretenimento » Como fazer filtro dos sonhos

Como fazer filtro dos sonhos

Galeria
Como fazer filtro dos sonhos

Há uma lenda sobre o filtro dos sonhos que é a seguinte: duas tribos estavam em guerra, e as crianças de uma das tribos não conseguia dormir.
Até que um dia, um espírito guadrião entrou em contato com o xamã e disse-lhe para fazer um aro de madeira e deixar que uma aranha tecesse sua teia dentro dele. E em seguida que colocasse pedras e conchas nessa teia. Desse modo, foi feito o filtro do sonho, e então as crianças da tribo voltaram a dormir bem, e as duas tribos antes em guerra ficaram em paz.
Na história real, os filtros do sonho têm suas origens nas diversas tribos de índios norte americanos. Nele, antigamente, eram inscritas as quatro direções: apu unu (norte), apu pacha mama (sul), apu inti (leste) e apu huaira (oeste). O círculo do filtro representa o ciclo da vida, a teia são os sonhos (tanto aspirações quanto sonhos noturnos), o centro é o vazio (ou o grande espírito criador). Existem vários tipos de teia, mas a mais comum é a que se assemelha à teia de uma aranha.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Um bastidor circular (ou com uma forma semelhante a um círculo), pode de madeira, plástico ou inclusve um cipó.
  • Pedras, miçangas ou conchas.
  • Dois tipos de linha
  1. 1

    Em primeiro lugar, você vai precisar de um aro, ou de um bastidor circular (pode ser daqueles de bordado).
    Pegue o primeiro tipo de linha e enrole por toda circunferência ou aro, e deixe um pedaço do fio, faça uma argola com a linha que sobrar, para pendurar o filtro dos sonhos.

  2. 2

    A seguir, meça bem a outra linha (tem que ser suficiente para trançar toda a teia do filtro dos sonhos) e corte.

  3. 3

    Prenda a outra linha no aro, deixando o nó para baixo.
    Passe a linha presa por fora do aro, e então puxe a linha por dentro da argola de linha que ficou. Faça isso em todo aro. Repita continuamente o processo, passando o fio então pelas argolas que vão se formando.
    Ao final, passe a linha de um lado para outro várias vezes e finalize com um nó.
    Existem várias formas de se fazer a mandala (teia) do filtro dos sonhos. Essa é uma das maneiras mais comuns de fazê-lo.

Dicas e AVISOS
  • Você pode fazer também mini filtros de sonho para colocar em brincos, e também usar como pingentes.
  • Meça a linha utilizada para teia com os braços esticados, assim pegará mais rápido a quantidade de linha necessária.
  • Caso a linha utilizada para fazer o filtro for muito curta, você terá que refazer toda a teia com outro fio de comprimento apropriado.
Comentários
blog comments powered by Disqus