» Dinheiro » Carreiras » Como fazer fluxo de caixa

Como fazer fluxo de caixa

Galeria
Como fazer fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um relatório elaborado geralmente por semana ou por mês, onde existe um controle de todas as movimentações financeiras em um determinado período, que ajuda na visualização de sobras ou faltas antes mesmo que aconteçam e na compreensão da situação financeira da empresa, possibilitando ao empresário tomar melhor as suas decisões.
Nele deve conter informações sobre as receitas da empresa, sobre as despesas e os lucros líquidos desse período.
Venha confirir neste artigo como você poderá fazer um fluxo de caixa simples, para a sua empresa, no excel, e controlar de forma mais consciente as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    A melhor forma de controlar os movimentos financeiros da sua empresa é fazendo um fluxo de caixa semanal, com o programa Excel, no seu computador. Se desejar, o fluxo de caixa pode ser feito diariamente para ter um controle ainda maior da situação financeira da empresa. Além de não se acumular os registros todos para o final do mês, tende a haver menor risco de se perder algum movimento finaceiro no meio de tanta papelada. Dessa forma você saberá a qualquer momento em que situação econômica e financeira se encontra a sua empresa e poderá tomar decisões mais conscientes.

  2. 2

    Em um fluxo de caixa simples devem constar os seguintes itens:
    1. O mês e o ano referentes aos movimentos financeiros.
    2. O saldo inicial. Este consiste em todo o dinheiro disponível para saque, quer seja em caixa como em cheques ou saldos bancários.
    3. Descrição exata de quanto existe em dinheiro, do valor total em cheques pré datados, duplicatas a receber e outros pagamentos.
    4. Referir o total de entradas de dinheiro.

    Em seguida serão descritos todos os itens de saída de dinheiro como por exemplo:
    1. Impostos sobre as vendas.
    2. Pagamentos a fornecedores e comissões a vendedores.
    3. Pró Labore, salários, encargos, benefícios, água, luz e telefone.
    4. Despesas bancárias e financeiras.
    5. Despesas com material de escritório.
    6. Despesas com os veículos da empresa e combustível.
    7. Pagamento de serviços.
    8. Outro tipo de despesas.
    Por fim, o seu fluxo de caixa deve ser completado com o total de saídas, o Saldo Operacional e o Saldo Final.

  3. 3

    O saldo operacional é o resultado das entradas menos as saídas de dinheiro em caixa. Esse valor possibilita avaliar se a empresa teve lucro ou prejuízo nesse determinado espaço de tempo. O saldo final resulta da soma do saldo inicial com o saldo operacional. Esse valor passará a ser o saldo inicial do próximo período.

Comentários
blog comments powered by Disqus