» Dinheiro » Carreiras » Como fazer fluxograma

Como fazer fluxograma

Galeria
Como fazer fluxograma

Basicamente um fluxograma é utilizado para representar graficamente as etapas ou fases de uma ação ou processo, além de referir-se ao fluxo de informações que deve percorrer toda uma organização e demonstrado a interligação entre os setores de grande importância. Podemos fazer um fluxograma de várias maneiras, entretanto aprenderemos a fazê-lo nos softwares: word e excel.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Programas como excel.
  1. 1

    No MS Word: se não estiver com a barra de desenho ativa, clique na aba Exibir e depois selecione Barra de Ferramentas e a opção Desenho.

  2. 2

    Logo em seguida aparecerá a barra de ferramentas de desenho, então clique em Auto Formas em seguida em Fluxograma e depois escolha o formato das figuras geométricas que desejar.

  3. 3

    No entanto o processo descrito é mais trabalhoso porque você terá que desenhar figura por figura e seus conectores, mas se você preferir clique na aba Inserir e selecione a opção Diagrama.

  4. 4

    Agora escolha o formato que desejar e assim o fluxograma aparecerá pronto e você só precisará fazer algumas modificações se necessárias.

  5. 5

    Se porventura não puder fazê-lo no programa Word, você poderá utilizar o programa Excel e fazer os mesmos passos descritos acima, como por exemplo:

    1 - Clique em Inserir

    2 - Selecione a aba Figuras

    3 - Em seguida clique em organograma

    4 - Selecione o formato que mais lhe agrade (do mesmo modo que se estivesse fazendo o Word) e pronto o fluxograma aparecerá pronto e você só fará as adequações necessárias.

  6. 6

    Claro que existe vários tipos de fluxograma, como foi citado anteriormente, como o de etapas de um processo ou do fluxo de informações entre os setores de uma empresa, porém não confunda este último tipo de fluxograma citado com departamentalização, pois apesar de serem semelhantes graficamente sua interpretação é totalmente diferente, pois demonstra o fluxo de informações que percorre toda a organização (os setores) demostrando a importância da interligação entre eles. Já o outro representa simplesmente a divisão da empresa mostrando quem é responsável por um conjunto determinado de atividades.

    Fique atento a esta dica e não perca tempo comece hoje a fazer seus fluxogramas para organizar suas atividades, seus departamentos e até ações do cotidiano, o que você precisar de forma fácil que não remeterá explicações pois eles expressam de forma clara a informação desejada e além do mais a partir de agora estão ao seu alcance de forma prática e rápida.

Dicas e AVISOS
  • Siga os passos corretamente e tudo dará certo, e fique atento para não confundir departamentalização com fluxograma.
  • Não se preocupe, seu fluxograma vai ser digno de um especialista.
Comentários
blog comments powered by Disqus