» Casa » Como fazer fundamentação teórica

Como fazer fundamentação teórica

Galeria
Como fazer fundamentação teórica

A fundamentação teórica é uma etapa fundamental para a execução da pesquisa, pois se trata de um segmento em que a as teorias encontradas que dialogam e comprovam o teor e a credibilidade do estudo realizado são veiculadas em forma de texto. A parte destinada à fundamentação teórica é o instante em que se alicerça a pesquisa como um todo, bem como as demais etapas em será desdobradas; avalizando-a em seu caráter investigativo-científico. Isso significa que se o embasamento teórico é bem fundamentado, provavelmente a pesquisa que se apresenta também o é, logrando bastante êxito no meio investigativo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Algumas indagações devem ser consideradas para se fundamentar teoricamente um texto: qual é a temática de que trata? Que autores já se dedicaram à investigação de determinado assunto? De que maneira eles se posicionaram perante o debate? Há opiniões divergentes? Quais são elas? A qual se atrela a atual pesquisa? Em que consistem os argumentos levantados na pesquisa a ser feita? A composição do corpo do texto surge a partir do modo com o qual o dialogismo entre as teorias e autores abordados se estabelece com a pesquisa em questão.

  2. 2

    Essas são questões que corroboram para a elaboração do artigo inserido dentro da área de pesquisa de que faz parte, bem como das teorias com que dialoga. É nessa instância que se esclarecem tanto para os leitores quanto para os escritores da pesquisa, a linha teórica a que se vincula, assim como a procedências dos autores em que se embasa a investigação. Para maior habilidade do procedimento prático, sugere-se o costume de fichamentos, tópicos e resumos para tudo o que se lê e que se julgue importante para o aperfeiçoamento do texto.

  3. 3

    A estrutura do texto dedicado à fundamentação teórica, geralmente, parte de uma vertente mais geral para uma discussão mais específica. Desse modo, uma série de aspectos relevantes no tocante à pesquisa são retomados, até que se alcance o ponto em que se dá a pesquisa, suas principais discussões, avanços, lacunas. Faz-se uma trajetória sinóptica da pesquisa, em favor de tanto demonstrar a familiaridade autoral com a temática quanto de situar o leitor na evolução do tratado. A partir daí, opta-se pela apresentação de investigações atuais e ainda incompletas, bem como o lugar de incompletude e de falha das atuais pesquisas, em prol da inserção, da relevância, do destaque e do interesse da investigação a ser feita, a partir daquelas considerações.

Comentários
blog comments powered by Disqus