» Alimentos » Receitas » Como fazer galinha caipira

Como fazer galinha caipira

Galeria
Como fazer galinha caipira

Gosta de galinha caipira mas não sabe como preparar? Esta receita é ideal para você. Aprenda de forma fácil como preparar galinha caipira na panela de pressão ou galinha caipira no forno.

Siga este passo a passo!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Uma cebola picada Cinco dentes de alho
  • Três litros de água mais um jarro de água
  • Uma galinha caipira de 2Kg
  • Uma colher de sopa de colorau
  • Duas conchas bem cheias de óleo de girassol
  • Sal a gosto
  1. 1

    Num pilão coloque três dentes de alho juntamente com duas colheres de sopa de sal. Amasse tudo muito bem até se formar uma pasta cremosa. Tenha em atenção para não ficar nenhum pedaço de alho grande por amassar.

    Corte a galinha, dividindo-a em pedaços. Inicie os cortes pelas coxas, depois passe às asas e por fim peitos. Feito isso, leve ao fogo uma panela com os litros de água. Quando ferver coloque os pedaços de galinha e deixe por 5 minutos no fogo. Em seguida escoe a água toda da cozedura.

    Leve uma panela de pressão ao fogo, com o óleo de girassol para esquentar. Quando ele estiver quente, coloque os pedaços de galinha e adicione a colher de sopa de colorau, polvilhando um pouco por cada pedaço de galinha.

  2. 2

    Deixe a galinha fritar nesse óleo. Quando os pedaços estiverem dourados adicione o alho que foi amassado com o sal de antemão. Mexa muito bem e junte a cebola. Mexa de novo e deixe fritar mais um pouco para a cebola ficar refogada.

    Quando tiver no ponto adicione o jarra de água (ou água suficiente até cobrir o frango). Deixe cozinhando por 30 minutos, a partir do momento que a panela pega pressão.

    Antes de tirar a galinha da panela confira se ficou macia, caso contrário coloque por mais um pouco na panela de pressão.

    Sirva a galinha caipira acompanhada com arroz ou polenta.

  3. 3

    Se pretende fazer galinha caipira no forno aqui fica a receita:

    Limpe uma galinha com cerca de 2Kg. Tente não romper a pele. Com cuidado solte a pele dos peitos da galinha e coloque dentro sal, pimenta e folha de sálvia frescas.

    Em uma vasilha misture 4 Kg de sal grosso com 4 claras batidas.

    Forre o fundo da assadeira com papel alumínio e metade da mistura de sal e claras, deixando quantidade suficiente nas laterais para depois cobrir a galinha. Coloque a galinha na assadeira, com o peito para baixo.

    Cobra com o restante do sal, e cubra com o restante papel alumínio. Esta mistura de sal e claras em neve irão formar uma espécie de carapaça em volta da galinha, enquanto ela assa, mas não irá interferir em seu sabor.

    Leve ao forno a 280ºC por 1 hora e meia.

    Quando retirar a galinha do forno, descarte a parte de cima do papel alumínio, quebre a camada de sal e tire a galinha com cuidado. Leve à mesa fatiada ou inteira, como preferir.

    Bom apetite!

Comentários
blog comments powered by Disqus