» Alimentos » Receitas » Como fazer geleia de jabuticaba

Como fazer geleia de jabuticaba

Galeria
Como fazer geleia de jabuticaba

A jabuticaba é uma fruta muito saborosa, de origem brasileira, mais precisamente da área da Mata Atlântica. A jabuticabeira leva em torno de 20 anos para começar a dar frutos, uma das árvores frutíferas mais cultivadas em chácaras ou pomares domésticos, a cidade de Sabará em Minas Gerias é considerada a cidade de maior tradição na produção de jabuticaba do Brasil.
Em sua polpa são encontrados em grande escala o ferro, o fósforo, a vitamina C e também em uma proporção menor a niacina, que elimina toxinas e facilita a digestão, inclusive muito utilizada pelos indígenas para alimentar suas gestantes, pelo fato de ser rica em ferro.
A jabuticaba é bastante versátil e pode ser utilizada para sucos, em Minas o suco é chamado de “Jabuticabada”, pode ser utilizada também para licores e geléias, que será nosso tema de hoje.
A geléia de jabuticaba, apesar da fruta ser de origem da mata atlântica, faz parte da culinária Nordestina, ideal para acompanhar pães e torradas, por ter um sabor leve e muito gostoso de se degustar.
Para fazer a geléia de jabuticaba siga os seguintes passos.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Tacho de Cobre, Colher de Pau
  • Jabuticaba, Açúcar, Água e Limão
  1. 1

    Ingredientes e Acessórios

    Para fazer uma deliciosa geléia de jabuticaba, você precisará apenas de jabuticaba, água e açucar, suco de meio limão e os seguintes utensílios, um tacho de cobre, caso não tenha, dê preferência à uma panela grande de ferro ou então com teflon de alumínio, mas o tacho de cobre permite um sabor especial, precisará também de uma colher de pau e recipientes de vidro para colocar a geléia assim que estiver pronta.

  2. 2

    Prepare as Frutas e os Acessórios

    Para preparar uma geléia de jabuticaba com perfeição, estas jabuticabas devem ser colhidas pouco tempo antes do preparo, pois é uma fruta que se deteriora muito rapidamente e começa a fermentar, deixando um gosto amargo na fruta, portanto tenha em mãos frutas frescas e colhidas a pouco tempo.
    Escolhidas as jabuticabas, lave-as em água corrente, se necessário duas vezes, para que todos os ciscos saim das frutas.
    O tacho também deve estar muito bem lavado, de preferência lave-o com vinagre ou limão, para tirar o zinabre que pode acumular.

  3. 3

    Como Preparar

    1- Coloque no tacho de cobre as jabuticabas com um pouco de água, suficiente para cobrir as jabuticabas e deixe ferver.
    2- Em seguida tire do fogo e passe o caldo na peneira, para separar das cascas, estas cascas podem ser aproveitadas para se fazer bolo ou outro alimento pois são ricas em vitaminas, porém não nos servirão mais.
    3- Este caldo coado deverá voltar ao tacho, porém agora você deverã acrescentar o açúcar, a medida do açúcar deve ser exatamente a metade do caldo, para que não fique doce demais e passe do ponto, outra dica é utilizar o açúcar cristal e se quiser um pouco de suco de limão, para engrossar mais rapidamente, porém não deixe engrossar demais senão a geléia ficará dura, o ponto certo é quando você tira um pouco do caldo com uma colher e o pingo sai grosso, que quase não sai da colher.
    4- Sua geléia está pronta, coloque em potes de vidro, pode ser potes usados de outras geléias ou até potes usados de maionese, mas devem ser de vidro e após esfriar coloque na geladeira e bom apetite.

Dicas e AVISOS
  • As frutas devem ser colhidas pouco tempo antes do preparo, pois a jabuticaba fermenta muito rapidamente.
  • Nunca esprema a jabuticaba, deixe que elas se abram naturalmente, para que não fique amarga
Comentários
blog comments powered by Disqus