» Alimentos » Receitas » Como fazer glace

Como fazer glace

Galeria
Como fazer glace

O glacê é uma cobertura doce muito utilizada em bolos e biscoitos que deixa qualquer um com água na boca. Além de muito delicioso, o glacê é também muito fácil de fazer bastando poucos ingredientes. A utilização do glacê data de várias gerações espalhadas pelo mundo, uma vez que os ingredientes são encontrados em qualquer região e o preparo é simples. Desta maneira, muitos povos possuem em suas culinárias a utilização do glacê como cobertura de bolos, de biscoitos, de pães e para acabamento final de receitas doces.
O glacê não segue um padrão de consumo restrito para somente determinada receita, assim as combinações entre receitas são muito diversificadas. Vale a pena inovar e descobrir novas utilizações.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • copo
  • recipiente
  • panela
  • colher
  • batedeira de bolo
  1. 1

    A praticidade aliada com a rapidez no preparo do glacê é uma das características mais relevantes para ser utilizado como cobertura exigindo poucos minutos para o preparo.

    Ingredientes

    1 xícara de água
    3 xícaras de açúcar
    4 claras

  2. 2

    Cozinhe em uma panela o açúcar e a água, o ponto será alcançado quando formar uma calda. Com o auxílio de uma colher verifique se a calda solta fios, este é o ponto adequado. Outra maneira de verificar o ponto da calda é pegar um pouco com uma colher e colocá-la rapidamente em um copo com água fria, instantaneamente a calda deverá formar uma liga um pouco mais endurecida e que formam fios (puxa-puxa).

    Depois é só bater as claras em neve, despejando a calda durante o processo, de preferência utilize a força ou velocidade máxima da batedeira para ficar mais cremoso.

    Para verificar o ponto do glacê é só virar o recipiente devagar, se o glacê não cair ou derramar estará no ponto.

  3. 3

    O glacê já estará apto para cobrir bolos e biscoitos. Na cobertura para bolos, o ideal é que se mantenha a cremosidade do glacê. Para isso, basta apenas que não se leve o bolo ao forno novamente. Já no preparo de cobertura para bolachas e biscoitos, o glacê deve ficar duro ou crocante. Para isso, basta levar os biscoitos ou bolachas pré-assados novamente ao forno com a cobertura de glacê. Em poucos minutos estará crocante e muito saborosa.

Dicas e AVISOS
  • Fique atento para a calda não passar do ponto, testando constantemente por meio dos métodos citados.
  • Aproveite as gemas que sobraram da separação das claras para fazer o bolo ou biscoito.
Comentários
blog comments powered by Disqus