» Hobby » Feriados e Celebrações » Como fazer gorro de papai noel

Como fazer gorro de papai noel

Galeria
Como fazer gorro de papai noel

O gorro de natal constitui parte acessória do traje típico utilizado pelo Papai Noel, ou Pai Natal como originalmente é conhecido em Portugal. A primeira aparição da figura do papai Noel, nos Estados Unidos, surgiu com Thomas Nast em 1892. O traje idealizado por Nast, diferentemente do conhecido atualmente, era castanho, embora tenha também utilizado a cor verde em alguns momentos. Muitos pensam que a cor vermelha do traje natalino foi idealizada por Haddon Sundblom, durante um trabalho publicitário para a Coca-Cola Company em 1931, mas este fato não procede e já foi, inclusive, confirmado pela própria Coca-Cola que atribuiu a concepção da cor vermelha, mundialmente conhecida, ao próprio Thomas Nast.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Elanca vermelha
  • Manta acrílica
  • Linha branca
  • Régua
  • Tesoura
  • Papelão
  • Agulha
  1. 1

    O primeiro passo, primordial para a confecção do gorro natalino, constitui a elaboração de molduras em cartolina ou em papelão. Para isso, é necessário que recorte o papelão nos seguintes formatos e medidas:

    • Circulo (pode ser feito utilizando-se compasso) de 12 centímetros de diâmetro para fazer o pompom;

    • Retângulo de 5 centímetros de altura e o equivalente à metade da cabeça.

  2. 2

    O segundo passo é cortar o tecido vermelho na medida referente ao círculo, anteriormente especificado, bem como recortar a manta branca no formato relativo ao retângulo. Dobre o tecido vermelho unindo a parte superior à lateral para fazer a ponta. A altura será a da circunferência da cabeça acrescida de mais 2 centímetros. A borda precisa ser cortada em duas alturas vez que o tecido será dobrado.

    A manta deverá ser fixada na elanca e para que o tecido não fique com dobras, “enrugado”, aconselha-se que a costura seja sempre feita mediante zigue-zague. Com a finalidade de prender com segurança faz-se necessário passar uma costura a 1 (um) centímetro da borda e uma segunda costura a 4,5 centímetros de distância da borda inferior. O círculo deve ser fechado da lateral até a ponta, tal procedimento pode ser realizado mediante a utilização da máquina de costura, para tornar o processo mais rápido, mas na ausência de tal aparato não há qualquer restrição ao uso manual da linha e da agulha, propiciando apenas uma maior lentidão no procedimento.

  3. 3

    Agora, puxa-se a borda inferior para cima e a borda inferior para baixo. Para finalizar o gorro natalino resta o item relativo ao usualmente conhecido por “pompom” que será posicionado na extremidade superior. Recorta-se um círculo de manta, no tamanho desejado. Em seguida, alinhava-se todo o redor do circulo recheando-o com a quantidade julgada necessária de manta acrílica. Por fim, puxa-se a linha, o que acabará por dar o formato de “bolinha” que deve ser preso no gorro vermelho. Ressalta-se que o procedimento para a manufatura do “pompom” é o mesmo utilizado para a elaboração do conhecido “fuxico”.

Comentários
blog comments powered by Disqus