» Hobby » Feriados e Celebrações » Como fazer guirlanda de fuxico

Como fazer guirlanda de fuxico

Galeria
Como fazer guirlanda de fuxico

Fuxico é uma técnica de trabalhos manuais que reaproveita quaisquer tamanhos de retalhos de tecido. Esses podem ter a forma de um disco ou pétalas que podem formar flores e posteriormente aplicadas em peças do vestuário, acessórios e decoração.
A versatilidade do fuxico é imensa, aqui você vai aprender a fazer uma linda guirlanda com fuxico para decorar, presentear ou para vender!

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • Retalhos de tecido, linha e agulha de mão.
  1. 1

    Escolha o modelo de guirlanda e consequentemente o tipo de fuxico que pode ser em flor ou em discos; Em seguida determine as cores que prevalecerão na guirlanda e faça fuxicos nessas cores; A quantidade vai variar do tamanho do bastidor (ou outra base para circular para a guirlanda), do tamanho do fuxico, modelo, etc. Conte quantos fuxicos tem no modelo que pretende copiar e faça uma quantidade aproximada.
    Com todos os fuxicos prontos, o bastidor e demais adereços (fitas, laços, etc) necessários para o modelo escolhido é hora de montar a sua guirlanda. Acompanhe como fazer a guirlanda de fuxico no passo seguinte!

  2. 2

    Como fazer guirlanda de fuxico passo II:
    Prepare o bastidor para receber os fuxicos. Se o modelo escolhido for encapado, encape-o, se preferir envolva o bastidor com retalhos de tecido desfiado ou fitilhos amarrados, deixe o bastidor pronto para receber os fuxicos e o laço final.

  3. 3

    Os fuxicos podem ser colados com cola quente ou presos (costurados) com pontinhos a mão.
    Colas como branca, de isopor, de tecido ou de madeira podem até colar bem o fuxico no bastidor, mas a secagem demora muito e como tempo é dinheiro, prefira a cola quente cuja secagem é instantânea.
    Ao finalizar a colagem dos fuxicos, faça um generoso laço de retalho, de fita de cetim ou fita xadrez e finalize sua guirlanda de fuxico!
    Agora que você sabe como fazer a sua guirlanda de fuxico, aproveite todas as sobras de tecido para compor trabalhos originais e exclusivos!

    Dicas para quem quer ganhar dinheiro fazendo guirlanda de fuxico:
    - Faça um acordo com costureiras do seu bairro, facções ou fábricas de confecções para que lhe repassem os retalhos periodicamente; Os retalhos podem bem pequenos, aqueles que realmente seriam jogados fora.
    - Tenha moldes de círculos feitos em cartolina ou papelão e pelo menos um fuxico de cada tamanho, isso facilita o trabalho de produção.
    - Se a demanda crescer e não der mais conta de fazer os fuxicos, ensine alguém a fazer o fuxico e pague por cento (sugestão de preço R$10,00 por 100 fuxicos), sempre tem alguém querendo ganhar um dinheirinho extra!
    - Combine com lojistas e floriculturas para expor seu trabalho, faça um blog e rede social, poste fotos e inove sempre, quanto mais despertar a criatividade mais vendas fará!
    - O lucro pode ser de 100% ou mais, pois a principal matéria prima pode ser conseguida de graça, some a despesa com materiais e mão de obra, no caso de ter ajudante, some também despesas com embalagem de presente e outros gastos com divulgação e coloque 100% encima, em alguns casos (e dependendo da região e da clientela) a margem de lucro poderá ser maior, adeque o preço!

    Na banca de revistas mais próxima da sua casa, tem diversas opções de revistas de artesanato que ensinam como fazer o fuxico, vários trabalhos com eles, inclusive a guirlanda de fuxico! Quer uma opção mais barata ainda? Procure por revistas de fuxico em sebos, elas costumam custar menos da metade do preço de uma revista nova!

    No Blog Larterapia, há modelos diversos de guirlandas fáceis de fazer, acesse: http://larterapiabyjaque.blogspot.com/2012/02/guirlandas.html e mãos à obra!

  4. 4

    Onde comprar guirlanda de fuxico:
    Se mesmo depois das dicas e passo a passo de como fazer guirlanda de fuxico, você ainda não se animar, mas quiser muito uma dessas, pode acessar o site Elo7, que conta com artesãos do Brasil inteiro fornecendo guirlandas de vários modelos e preços com entrega em domicílio:
    http://www.elo7.com.br/search.do?command=execute&searchType=1&searchQuery=guirlanda+de+fuxico

    Outro lugar onde comprar guirlanda de fuxico é em lojas de artesanato ou em feiras, talvez não tenha uma variedade grande de guirlandas a disposição para escolher, mas poderá encomendar! Descole mais endereços onde comprar guirlandas de fuxico, informando-se em lojas de aviamentos, geralmente artesãos deixam cartões de visita com seus contatos para possíveis novos clientes!

Dicas e AVISOS
  • Quanto mais fino e delicado for o tecido, menor deve ser a agulha de mão.
  • Agulha grossa em tecido delicado, deixa o fuxico grosseiro e desajeitado.
Comentários
blog comments powered by Disqus