» Família » Família e Sociedade » Como fazer heredograma

Como fazer heredograma

Galeria
Como fazer heredograma

Com certeza você já parou para perceber o quanto temos de nossos antepassados e o quanto nossos descendentes têm de nós. Seja os olhos que são como os da mãe, o cabelo que é como o do pai, o temperamento parecido com o da vovó e a estatura alta e esguia como a do vovô.

Cada uma das características físicas - e até mesmo as psicológicas - de cada um de nós é transmitida através da herança genética. Cada traço existente é passado de geração em geração, sempre se mantendo vivo na cadeia genética, nunca se extinguindo.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    O heredograma, por sua vez, é a representação gráfica de como as características são repassadas através dos seres e das gerações. É bem familiar a uma árvore genealógica comum, que você aprende a fazer lá no primário, para saber mais sobre a sua família.

    No heredograma, você também aprende mais sobre a sua família. É através dele que você descobre as características dos seus antepassados, descobre quais genes eles portam e de quais genes você é portador. Bem pesquisado, você consegue descobrir até mesmo de quais genes seus filhos poderão ser portadores, conhecendo assim boa parte de suas características físicas.

  2. 2

    Antes de aprender a montar o heredograma, é importante conhecer a representação dos ícones do gráfico e ter uma noção básica de genética. Alguns dos ícones principais de representação do heredograma são:

    Quadrado – Indivíduo do sexo masculino;

    Círculo – Indivíduo do sexo feminino;

    Losângulo – Indivíduo de sexo indefinido;

    Linha horizontal ligando as figuras – Acasalamento;

    Linha vertical saindo das figuras – Descendentes do casal;

    Preenchimento das figuras – Gene dominante;

    Não preenchimento das figuras – Gene recessivo.

  3. 3

    Montar um heredograma é bem fácil, o complicado é colocar as informações nele e, através do mesmo, obter novas informações. Por isso, para não se perder, monte uma tabela com as informações que você já tem para não se confundir mais tarde.

    Comece montando a árvore genealógica, colocando toda a sua família até onde você deseja (seus pais, seus avós, bisavós...). Não se esqueça de colocar a quantidade certa de descendentes dos casais, não deixe faltar nenhum de seus irmãos, primos ou tios e tias. Não esqueça também de que circulo representa mulher, quadrado representa homem.

    Depois monte a tabela de informações. Suponha que você queira fazer um heredograma sobre a cor dos olhos. Anote a cor dos olhos de todos os membros de sua família que estão na árvore genealógica. Os que tiverem os olhos castanhos, preencha as figuras – pois é um tipo de gene -, os que tiverem olhos claros, deixe as figuras sem preenchimento. Depois basta fazer os cálculos genéticos para conhecer os genes que determinam a cor dos olhos de seus familiares.

Comentários
blog comments powered by Disqus