» Tecnologia » Internet » Como fazer html

Como fazer html

Galeria
Como fazer html

HTML (HyperText Markup Language) é uma linguagem de marcação de textos, composto por tags onde você consegue desenvolver sites e melhorias em sites e blogs. Esta linguagem é bem simples e você aprende facilmente os códigos, e ao mesmo tempo bem ampla, pois você consegue fazer várias coisas num site, além de recados para Orkut, melhorias no blog, etc.

Dificuldade
Fácil
Instruções
  1. 1

    Primeiramente, você precisa de um editor de textos, pode ser o bloco de notas, ou outros próprios para HTML encontrados na internet. Um bem bacana de utilizar é o notepad++, que possui recursos mais avançados que o bloco de notas. Você precisará estar com seu navegador aberto para futuros testes.

  2. 2

    Utilizando seu editor de textos, crie um novo arquivo e salve com a extensão .HTML. Vá até o arquivo e abra ele no seu navegador. Pronto, você tem uma página, porém você precisa colocar trechos de códigos para ela funcionar.

  3. 3

    Alguns códigos:
    < tag ><\ tag > - Todo o bloco HTML deve ser iniciado com < nome_tag > e finalizado com , indicando o início e o fim do bloco.
    < html > - Toda página HTML possui esse bloco. Deve englobar todos os códigos.
    < head > - É o cabeçalho da página. Nele ficam as informações da página, blocos de código com trechos de banners, efeitos, etc.
    < title > - Essa tag é a responsável pelo título da página do seu site, na parte da aba do navegador.
    < body > - É o corpo do site. Nessa parte fica todo o código do que vai aparecer para o público em geral.

    Essa é a estrutura básica do HTML:
    < html >
    < head >
    < title >Nome da página, que vai aparecer na janela do navegador
    Essa é a parte que o usuário não enxerga. Aqui podem ir informações sobre o site, códigos de banners, keywords(que são as palavras chaves para encontrarem seu site na web), etc.



    < body >

    Aqui vai todo o conteúdo do seu site...




    Pode-se inserir imagens, definir cores de fundo, cor do link, etc.


  4. 4

    Outros códigos que dão vida a sua página:
    Text – define a cor do texto da página.
    Link – define a cor padrão do link.
    Alink – define a cor do link quando a pessoa clica nele.
    Vlink – define a cor do link depois de clicado, demonstrando quais links você utilizou.
    Bgcolor – define a cor de fundo da tag.
    Background – define o fundo da tag.
    Ex:
    < body text ="cor" link="cor" alink="cor" vlink="cor" bgcolor="cor" background="cor">, onde as definições de cores são feitas onde está escrito "cor" depois do sinal de igual.
    < tag text = ”cor” > - Define a cor do texto entre as tags.
    < img src= ”caminho da imagem” width="tamanho" height="tamanho" /> - define a imagem que vai aparecer no site. Width, define o tamanho da largura da imagem, e height define a altura da imagem.
    < a href=”endereço do site” target="blank">site - Esta tag define endereço do link ao qual você vai acessar. Você coloca entre as aspas o endereço do site que deseja redirecionar, e onde está escrito site, você escreve o nome do link que você desejar. Target, define se o site acessa na mesma página, ou abre em outra janela. Blank, abre em outra janela, self abre na mesma janela.

    As cores podem ser em RGB e hexadecimal. Quando em RGB você escreve o nome da cor, como vermelho (red), azul (blue), preto(black), etc... Se você optar por colocar a cor em hexadecimal você coloca o número da cor com um # antes. Ex: #000000, que é a cor preta. Neste site: http://ettorefrancoads.blogspot.com/2010/07/html.html, você encontra uma tabela de cores hexadecimais para enfeitar seu site.

    Além daquelas tags, você pode mudar o seu texto de outras formas. Você pode colocar lista de itens, pode deixar a fonte em negrito, itálico ou sublinhado, além de poder definir parágrafos.

    - utilizado para títulos destacados. Pode ser

    ,

    ,

    ,

    ,
    ,
    . Conforme menor o número, maior a letra.
    Caso você queira deixar a palavra em itálico, você colcoca as tags . Se quiser que fique em negrito, coloque as tags. Se quiser deixar sublinhado, .
    Para criar uma lista em HTML é simples, basta você utilizar as tags
      , que define o início e fim das listas. Ex:

      • Aqui você escreve o ítem da lista



      - utilizada para quebra de linha de um texto.

      - início e fim de um parágrafo.

      Lembre - se sempre de fechar as tags, se não seu site ficará totalmente desfigurado. Tags como ,
      não precisam declarar outra tag para fechá - las. Com a "/" indica que a tag foi fechada, pois não necessita colocar trechos de texto dentro delas.

      Qualquer tag, como citada acima você pode definir cores de textos, links, cor de fundo, etc. Procure colocar sempre cores simples de fundo, dando um tom elegante ao site.

      Você também pode fazer formulários em HTML, para que as pessoas enviem dúvidas, sugestões, etc.

      Campo que a pessoa vai preencher
      Aqui é o botão que envia o formulário

    • 5

      Quer mais dicas de HTML?! Acesse http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/81/html-basico.aspx e lá você encontra informações mais específicas sobre o assunto.
      Caso você queira fazer HTML para Tumblr, você acessa estas páginas: http://www.tumblr.com/tagged/html?before=1294777905, http://www.dicaswp.com.br/1150/como-criar-um-tema-simples-para-o-tumblr/, onde terá boas dicas de como melhorar o seu Tumblr.
      Se você quiser fazer HTML para Orkut, você aprenderá neste site: http://blogdovitorfarias.blogspot.com/2010/02/html-basico-para-orkut.html, dando todas as dicas de como utilizar os códigos no Orkut.

    Comentários
    blog comments powered by Disqus