» Casa » Casa e Jardim » Como fazer humus

Como fazer humus

Galeria
Como fazer humus

O humus é um adubo orgânico que resulta da decomposição de esterco de qualquer animal ou animal morto; de plantas, pastos, folhas novas ou velhas, palhas; das restos de cozinha, quer sejam de origem vegetal ou animal; e outras matérias como pêlos, couros, lãs ou algas. Esse processo de decomposição, ao qual resulta o humus, tem o nome de compostagem ou humificação e é geralmente utilizado como fertilizante natural na agricultura.
A compostagem pode ser feita espontâneamente através de bactérias e fungos do solo, os organismos decompositores, ou artificialmente, onde o homem provoca essa decomposição em um solo pouco produtivo, adicionando vários produtos químicos e água. Durante o processo de fabricação do humus são libertados vários nutrientes como o nitrogênio.
Confira neste artigo como você pode fazer o seu próprio humus em casa.

Dificuldade
Fácil
Instruções

Coisas que você precisa

  • minhocas
  • sobras alimentares ou de jardinagem
  • esterco animal
  • caixa grande
  • plástico
  • terra
  1. 1

    O humus pode ser feito sem grande esforço e com custos reduzidos, sendo igualmente bastante benéfico para a terra e para os produtos produzidos, quer sejam alimentares ou plantas ornamentais.
    Tudo o que for de origem animal ou vegetal pode ser utilizado para decompor como esterco dos animais, aparas de grama, folhas, galhos, palha, restos alimentares, animais mortos, lãs ou pêlos. No entanto existem materiais que não devem entar na humificação como madeiras tratadas com pesticidas ou envernizadas, metais, óleos, tintas, plástico, papel e vidro.
    A produção de humus artificialmente tem a vantagem de se poder obter resultados mais rapidamente e de forma controlada.

  2. 2

    Para fazer o seu próprio humus:
    1. Forre o fundo de uma caixa grande com plástico e faça vários furos para que não acumule água;
    2. Junte cerca de 2 centímetros de terra sob o plástico, cobrindo o fundo da caixa;
    3. Coloque uma camada de 2 centímetros de tudo o que você quiser decompor como sobras de cozinha ou sobras da jardinagem, em pedaços pequenos;
    4. Por cima dessas sobras junte mais 2 centímetros de esterco animal;
    5. Cubra tudo isso com uma camada de 2 centímetros de terra e volte a colocar uma camada de sobras para decomposição, uma camada de esterco de animais e outra camada de terra, repetindo sempre até encher totalmente a caixa;
    6. Regue o conteúdo da caixa até ficar apenas úmido;
    7. Se prefirir pode juntar algumas minhocas para que elas ajudem no processo de humificação;
    8. Por fim cubra a caixa com palha seca para manter a umidade.

  3. 3

    A caixa deve ser mantida na sombra, protegida da chuva e ser regada com alguma frequência.
    O seu humus ficará pronto quando você já não conseguir distinguir as diferentes camadas colocadas na caixa.
    A utilização do humus favorecerá o desenvolvimento dos produtos agrícolas pois haverá uma diminuição de fibras, da falta de nitrogênio na planta, da germinação de ervas daninhas e outros organismos patógenicos e de substâncias que inibem o crescimento natural.

Comentários
blog comments powered by Disqus